3

Serguei Bubka (ou Sergey Bubka) foi um dos maiores desportistas da década de 80, campeão olímpico em 1988, Bubka dominou o Salto à Vara e foi uma daquelas figuras míticas do desporto Olímpico e do Atletismo.

Serguei Bubka nasceu a 4 de Dezembro de 1963 na Ucrânia, começando-se a destacar muito cedo neste desporto do Salto à vara ultrapassando os 2,70 Metros com 11 anos e aos 16 já conseguia ultrapassar a marca dos cinco Metros.

Ele tinha uma personalidade muito forte, típica das pessoas da União Soviética, frio e calculista surpreendia tudo e todos nos eventos em que participava e ganhou o primeiro campeonato do Mundo em 1983, logo no primeiro campeonato em que participou. Com um salto de 5,70 Metros, não havia dúvida que Bubka estava sobre o olhar de todo o mundo após esta conquista em Helsínquia.

Foi um daqueles atletas prodígio que quis mostrar que a sua primeira conquista não tinha sido obra do
acaso, trabalhava sempre para se superar e para ultrapassar todos os recordes deste desporto. Em 1984 conseguiu seus primeiros recordes mundiais, estabelecendo uma marca de 5,81 metro, sendo também o seu primeiro em competições em ambientes fechados. Ao ar livre, marcou outro com 5,85 m, que ele mesmo superou quatro vezes (o de recinto fechado bateu-o por três vezes). Naquele ano bateu nove recordes mundiais, no total. Um feito extraordinário.

Foi vítima do boicote olímpico da União Soviética aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, onde podia ter ganho a sua primeira medalha, tendo assim que esperar pelos jogos olímpicos de Seul em 1988, onde mostrou assim a todos que era mesmo a maior autoridade no Salto à Vara.

Ia então vencendo os campeonatos mundiais. Até ao de Sevilha, ganhou todos: Roma 87, Tóquio 91, Estugarda 93, Gotemburgo 95 e Atenas 97.

Tinha os seus altos e baixos, mas era um atleta que tentava recuperar sempre a sua forma e voltar às vitórias e às medalhas de Ouro. Num campeonato mundial após um atleta bater o seu recorde do mundo, Bubka não se deixou ir abaixo e passado dez minutos saltou e estabeleceu um novo recorde. Nos anos 90 a coisa foi esmorecendo a nível olímpico, mas nos campeonatos mundiais sobre tecto fechado continuava imparável batendo os recordes mundiais em 1993 e 1995, permanecendo sempre num bom nível até o seu abandono em 2001.

A prova da força deste atleta é que os seus recordes perduram até hoje, o recorde de 6,15 Metros de 1995 continua intocável sendo que o campeão actual não consegue mais que 6,05 Metros.

Medalhas
Jogos Olímpicos
Competidor da  União Soviética
OuroSeul 1988Salto com vara
Campeonatos Mundiais
Competidor da  União Soviética
OuroHelsínquia 1983Salto com vara
OuroRoma 1987Salto com vara
OuroTóquio 1991Salto com vara
Competidor da  Ucrânia
OuroStuttgart 1993Salto com vara
OuroGotemburgo 1995Salto com vara
OuroAtenas 1997Salto com vara
Campeonatos Mundiais – Indoor
Competidor da  União Soviética
OuroParis 1985Salto com vara
OuroIndianapolis 1987Salto com vara
OuroSevilha 1991Salto com vara
Competidor da  Ucrânia
OuroBarcelona 1995Salto com vara
Campeonato Europeu
Competidor da  União Soviética
OuroStuttgart 1986Salto com vara





Enviar um comentário Blogger