2

A Hanna-Barbera foi uma das nossas maiores amigas nos anos 70 e 80, eu via quase todos os desenhos animados que eram transmitidos na nossa televisão, e o Poderoso Mightor não foi excepção. Um dos poucos super-heróis dessa produtora, com um design interessante e um grande carisma que dava gozo ver tanto na televisão como nas revistas aos quadradinhos.

Criado pelo conceituado Alex Toth, foi uma das primeiras experiências da companhia em criar uns desenhos animados com mais acção, mais no género de super-heróis, e o Poderoso Mightor foi uma ideia original, mostrando um herói no tempo dos Dinossauros, onde o alter ego era um simples homem das cavernas chamado Tor.

Tor tinha uma clava mágica, que usava para se transformar a si e à sua mascote (ao estilo de He-Man anos mais tarde), ele virava o super herói Mightor enquanto que o seu dócil Dinossauro transformava-se numa fera voadora. Ele ficava com uma força sobre humana e bastante coragem para enfrentar todos os perigos, para além disso a Clava emitia uns raios que lhe permitia atacar os seus inimigos.



Isto foi transmitido por cá ocasionalmente, um dos muitos tapa buracos da RTP, e eu vibrava sempre que aquilo começava a dar. Penso que era a versão dobrada em Português do Brasil, País onde o desenho animado teve algum sucesso com a sua própria dobragem obviamente. Lembro-me mais de ler as aventuras de Mightor nas revistas da editora Abril.

Foram duas temporadas com 68 episódios, de uns 6 minutos cada mostrando este simples homem da caverna a proteger o vilarejo onde vivia com a sua clava mágica, que lhe tinha sido entregue por um eremita após ter sido salvo por Tor e sua mascote. Nos Estados Unidos era transmitido em conjunto com outro desenho animado, do Moby Dick, mas cá penso que só dava o do Mightor.

Cheguei a desenhar muitas vezes a personagem, Toth tinha um jeito tremendo para nos dar personagens com um aspecto heróico e imponente, alto, musculado e com um design simples, uma máscara e uma pequena capa. Bons tempos estes, faz falta uma produtora como a Hanna-Barbera hoje em dia.








Enviar um comentário Blogger