1

Voltamos a viajar pelo tempo dos Escudos, desta vez a lembrar uma das mais antigas do nosso Escudo, a moeda de Cinco Escudos.

A primeira moeda de Cinco Escudos que apanhei era um pouco grande, foi aquela que apanhou todos da geração de 70 e 80 antes da sua substituição em 1989. Era cunhada em Cupro-Níquel com um diâmetro de 24,5 mm e um bordo serrilhado, pesava 7 gramas e era prateada, algo comum nas moedas dessa década.

A face tinha uma caravela enquanto que do outro lado podíamos ver o padrão dos descobrimentos, e era uma daquelas que enquanto crianças gostávamos de colocar por baixo de um papel e rabiscar para ver as gravuras da moeda a aparecerem no papel com toda a nitidez.

Esteve em circulação desde 1963 até 1989, dando lugar a uma moeda mais pequena, dourada e sem o mesmo charme. Cunhada em Latão-Níquel era bastante mais leve que a sua antecessora e também mais pequena com um diâmetro de 21 mm e continuando a ter um bordo serrilhado. Entrou em circulação em 1987 e esteve nos nossos bolsos até 2002, mas nunca gozou da mesma utilidade e popularidade da antiga. Talvez por nunca reagirmos muito bem a estas moedas mais douradas/escuras, apelidando-as de "pretas" e tentando sempre despachá-las à primeira oportunidade.





Enviar um comentário Blogger