0

Ainda sou do tempo da RTP nos presentear com todo o tipo de concurso a toda e qualquer hora do dia, tanto na RTP 1 como na RTP 2, e um dos que nos marcou a todos na década de 90 foi sem sombra de dúvidas a Arca de Noé.

O programa foi pela primeira vez para o ar em 1990, apresentado pelo grande Fialho Gouveia e ia para o ar na RTP 2, penso que aos Sábados à tarde e um ano mais tarde passou para a RTP 1, onde continuou a ter um enorme sucesso mesmo quando a apresentação ficou só a cargo da Ana do Carmo.

Um programa que falava sobre a vida dos animais já era algo bastante interessante, alia-se a isso o factor concurso em que se aprendia mais sobre os animais ganhando alguns prémios e o sucesso estava garantido. A música do genérico, da autoria de Carlos Alberto Moniz e José Jorge Letria, era fantástica e ainda hoje muitos de nós conseguem cantar a mesma sem nos enganarmos, ela deixava logo a geração mais nova toda desperta para o programa que aí vinha.

Em todos os programas falava-se de um respectivo animal (e nesse dia existia um exemplar dessa espécie no estúdio), com 3 concorrentes e um convidado famoso a terem que responder perguntas sobre esse animal e assim poderem ganhar alguns prémios.


Encontrava-se cupões para o concurso em algumas revistas da época, era a época onde se recortava, preenchia-se e enviava-se cupões para poder participar nos concursos televisivos, e mesmo não tendo prémios por aí além (primava-se mais pela educação das pessoas em relação à vida dos animais) este era mais um desses concursos que as pessoas tentavam participar.

O animal que dava tema ao programa tinha também direito a uma música, que era normalmente cantada por Carlos Alberto Moniz mas também existiram muitos artistas convidados a cantar neste programa, desde Paco Bandeira a Marina Mota, e quase todas elas eram bem divertidas e interessantes, dando-nos a conhecer um pouco mais sobre esse animal.

Lembro-me de ver isto aos Sábados à tarde pelo menos, de gostar daqueles cenários coloridos e sempre a fazer lembrar um pouco uma selva e tanto o Fialho Gouveia como a Ana do Carmo eram pessoas muito carismáticas que nos prendiam bem ao ecrã. A Arca de Noé esteve no ar até 1993, altura em que deixou de ser emitido pela RTP apesar de continuar a ter bastante sucesso, tanto que em 1994 uma nova edição do programa voltou a ser transmitido e desta vez apresentado por Carlos Alberto Moniz.

Esta encarnação era dirigida aos mais pequenos, mantinha um factor de concurso mas para crianças dos 8 aos 13 anos e apostando cada vez mais na vertente educativa que um programa destes conseguia ter. Era algo bastante interessante e que marcou várias gerações, quem não se lembra da letra?

Vamos fazer amigos entre os animais
Que amigos destes não são demais na vida
Que vêm aqui mostrar
Que têm uma família como eu e tu

Só que esta mora numa outra casa
Que se chama (Digam!)
Arca de Noé!
Vamos lá ver como é
Arca de Noé
Há animais que falam como nós
Como eu e tu
Há animais que falam como nós
Como eu e tu




Enviar um comentário Blogger