0

Ainda sou do tempo em que havia mais brincadeiras fora de casa do que dentro de casa, o exercício físico era uma constante e um dos nossos jogos preferidos era o da Sirumba.

Havia que chamasse isto também de Polícia e Ladrão, mas por norma era por Sirumba que esta brincadeira era mais conhecida. As regras do jogo eram simples, pintava-se uns quadrados no chão com uns corredores a separar esses quadrados e criavam-se duas equipas, uma com os Polícias e outra com os Ladrões.

Os Ladrões ocupavam os quadrados enquanto que os Polícias ficavam pelos corredores e tentavam apanhar/tocar os ladrões que iam tentando passar de um quadrado para o outro. Eles tinham que fazer isto e dar a volta ao campo, quando conseguiam isso gritavam bem alto SIRUMBA. Se a equipa de ladrões conseguisse isso, o jogo voltava ao começo e as equipas mantinham-se na mesma posição, e só quando os Polícias apanhavam alguém é que os papéis se invertiam.

Era o jogo ideal para o alcatrão, desenhava-se os quadrados com giz numa qualquer praceta (ou estrada pouco movimentada) e a diversão estava garantida. Até nas aulas de Educação Física isto jogava-se, já que treinava bem os reflexos e a coordenação motora. Uma bela brincadeira, simples e animada.










Enviar um comentário Blogger