1

Os Muppet Babies (ou os Marretinhas) foram os responsáveis pela onda de desenhos animados com versões infantis de personagens famosas, já falei aqui dos da Pantera cor de Rosa, mostrando-nos a maior criação de Jim Henson numa versão infantil e em Desenho animado.

Transmitida pela CBS, a série teve bastante sucesso tendo direito a 8 temporadas num total de 107 episódios que foram emitidos entre 1984 e 1990. Em Portugal foi transmitido pela RTP aos Sábados à tarde  em 1986, numa versão original legendada em Português. O programa foi produzido pela Jim Henson company e Marvel Productions, sendo escrita pelo próprio Jim Henson e dirigida por John Gibbs que mantiveram o espírito dos Marretas originais nestas suas versões infantis, mas conseguindo mesmo assim que estas tivessem um carisma e uma vida própria.

Os Marretinhas misturavam o desenho animado com imagens reais, normalmente de filmes ou de situações históricas bastante conhecidas por todos, o mundo era mostrado de um ponto de vista infantil, ou seja de baixo para cima, fazendo com que quase todos os objectos parecessem enormes. Um simples Sofá ficava enorme, e no caso da Ama (única personagem adulta regular) nem se via a cara dela, apenas a parte inferior do seu corpo (algo depois repetido em alguns cartoons como o Cow and Chicken).

Os bebés tinham uma imaginação muito activa e embarcavam frequentemente em aventuras por mundos imaginários e situações perigosa de onde eram eventualmente salvos quando uma qualquer eventualidade exterior à história – muitas vezes o aparecimento da Nanny que vinha indagar o motivo de tanto barulho – os trazia de volta à realidade, mostrando que, por exemplo, uma lula gigante que os tinha presos nos seus tentáculos era, na verdade, a extremidade inferior de uma cortina.

Por vezes filmes clássicos eram parodiados neste desenho animado, desde Star Wars a Indiana Jones passando por filmes antigos como Casablanca. Isto tudo retratando uma situação normal na vida de uma criança, como o medo de ir ao dentista ou as perguntas básicas de "de onde vem isto?" ou então em alturas naturais do dia a dia, como o abrir de um armário escuro que quase sempre significava que sairia algo de dentro desse mesmo armário.

O programa foi idealizado em parte pelo sucesso de uma cena no filme "The Muppets take Manhattan", onde Miss Piggy sonhava com a sua vida com um sapo Cocas adulto, e assim neste desenho animado mostravam todas as potencialidades da imaginação de um marreta, neste caso de um marretinha.

Eu gostava bastante disto, desde o seu genérico animado passando pelas cenas a parodiar os filmes clássicos, o humor do programa era ao nível dos programas originais. Não admira o sucesso que isto tivesse tido, não sei quanto tempo foi transmitido pela RTP, mas lembro-me de ver isto aos Sábados à tarde pelo menos a dada altura da década de 80. Podiam editar isto em dvd ou repetir num dos canais infantis, penso que ainda se vê muito bem hoje em dia.








Enviar um comentário Blogger