4

Todos nós tínhamos um parente que tinha um quadro do menino da lágrima na parede, no meu caso era a minha Avó que tinha este peculiar quadro que fascinou tanto português na década de 70 e 80, e que os levou a comprar o quadro e a levar para casa.

Giovanni Bragolin era um pintor Italiano responsável por uma série de quadros chamada "Quadro das crianças que choram/ Crianças chorando", mas que em Portugal ficou pelo nome de o Quadro do Menino da Lágrima. Segundo a lenda e os boatos da altura, o próprio Bragolin afirmou uma vez na Televisão que tinha feito um pacto com o demónio para ter sucesso e fama imediata, e que foi esta série que lhe proporcionou isso.

Por isso há pessoas que também afirmam estes quadros estarem cheios de mensagens subliminares ligadas ao demónio, e não ajudou o facto de em Inglaterra um bombeiro ter afirmado que num grande incêndio as únicas coisas que não queimavam na casa eram os quadros desta série de Bragolin. O jornal The Sun publicitou isso e ajudou a promover a fama de quadros ligados ao Satanismo. O pintor chegou a ir ao programa Fantástico no Brasil a publicitar um pouco essa fama de modo a vender ainda mais quadros.

Seja como for era um Quadro um pouco deprimente, ter ali uma criança a chorar a enfeitar a parede nunca me pareceu uma boa opção, mas era um must na decoração das casas e assim foi durante 2 décadas.







Enviar um comentário Blogger