2

As artes marciais estavam em grande nos anos 80, qualquer filme que abordasse este tema chamava a atenção de todas as crianças e adolescentes e o Ninja Americano foi um dos maiores sucessos do género.

American Ninja foi produzido pela Cannon e realizado por Sam Firstenberg, foi lançado em 1985 e foi um sucesso de bilheteira nos Estados Unidos. No Brasil era um dos filmes habituais da mítica Sessão da Tarde, enquanto que em Portugal foi um sucesso nas k7's de VHS que eram alugadas constantemente e estavam sempre esgotadas no Videoclube.

Michael Dudikoff e Steve James foram os protagonistas deste filme e da sua sequela, filmes que não primavam pela história mas sim pela acção e pancadaria e por isso eram um sucesso junto dos mais novos. Lembro-me de ir alugar isto com os meus vizinhos e ficarmos a ver o filme em grupo, a história passava para segundo plano e queríamos era ver os saltos e pontapés, as matracas e katanas em acção.

Dudikoff era um soldado que preferiu alistar-se no Exército Americano a ir para a prisão, e é numa base nas Filipinas que mostra o seu talento nas artes marciais e entra em combate com outro soldado, interpretado por Steve James, que acabaria por ficar seu aliado e o ajudar a salvar uma jovem indefesa de um grupo de Ninjas malvados.

A prova que a história não era o mais importante nestas coisas, é que no segundo filme volta a aparecer um bando de Ninjas malignos a atrapalhar a vida destes dois, mas nada que nos preocupasse muito.

Esse segundo filme não foi tão bem sucedido mas não impediu que houvesse uma terceira sequela, desta vez com David Bradley no papel principal e que revitalizou a franquia e permitiu que existisse um quarto filme que uniu Bradley a Dudikoff. Estes 2 filmes tiveram mais sucesso que a sequela original e retomaram o espírito do primeiro filme, mas como já se estava no começo da década de 90, já os Ninjas não tinham a mesma força e apesar de ter existido um Quinto filme, o mesmo passou completamente despercebido.

Tenho boas memórias deste filme, e de ter dificuldades em alugar o 4º volume já que desaparecia rapidamente do videoclube devido à grande procura por ele. Até acho estranho nesta onda de remakes ninguém ter pegado nisto, penso que com o actor certo podia ter algum sucesso.

Duas curiosidades interessantes, o filme era para se chamar American Warrior, chegou a ter trailers com este nome e tudo, mas à última da hora optou-se pelo Ninja e em boa hora o fizeram. Outra curiosidade é que seria Chuck Norris o actor principal para esta série de filmes, mas por razões desconhecidas (ele até trabalhava com esta produtora) isso não foi para a frente.






Enviar um comentário Blogger