0


Galo Meteorológico fazia parte da decoração das casas nos anos 80, era comum ver um perto de uma janela ou de uma porta de entrada e muitas pessoas olhavam bem para ele antes de sair de casa ou sequer abrir a janela.

Nunca percebi o porquê da escolha do Galo para este efeito, mas ali estava ele imponente todo feito num material felpudo e àspero em cima de uma base de madeira. Nessa base vinha uma pequena legenda que indicava o que as diferentes cores podiam significar. Normalmente era o Azul para sol e calor e depois ia mudando conforme o tempo lá fora, se tivessem nuvens ia ficando noutro tom de Azul, que ia virando um tipo de Roxo até chegar a um tipo de Rosa o que significaria frio e chuva lá fora.

Como criança escapava-me por completo a "tecnologia" que permitia tal previsão, mas o certo é que ele não falhava, podíamos confiar cegamente na previsão deste galo para escolher a roupa com a qual iríamos sair de casa. Agora já tudo tem aplicações que permitem saber o estado do tempo e já não se precisa deste objecto castiço que encantava as crianças que não entendiam o seu funcionamento.




Enviar um comentário Blogger