2

As Aventuras do Bocas (Ox Tales) foram um dos desenhos animados que mais sucesso fizeram na década de 90 no nosso País. Uma das imagens de marca do programa Agora Escolha, o humor surreal do desenho casou brilhantemente com a dobragem Portuguesa e marcou toda uma geração.

Os Holandeses Will Raymakers e Thijs Willems criaram uma série de tiras cómicas muito populares, essas tiras mostravam as aventuras de um boi na sua quinta e de como ele interagia com outros animais. O estúdio Japonês Wako, em colaboração com as Holandesas Telescreen e a Telecable Benelux BV,  criou a série de animação que consistia em episódios de 12 minutos cada e tinha o mesmo estilo de humor da tira.

Foram 102 episódios emitidos originalmente entre 1987 e 1990, sendo um enorme sucesso que acabou por ser exportado para diversos Países do Mundo.

No Brasil a rede Globo transmitiu este programa com o nome Olé, Ollie durante a década de 90, enquanto que em Portugal a RTP transmitiu isto pela primeira vez em 1989 no seu segundo canal, dobrado em Português, e repetiu por diversas vezes ao longo dos anos 90.


O desenho ganhou muita popularidade quando foi transmitido no mítico programa Agora Escolha, era o programa que dava durante a votação das séries e por vezes a única razão para ver o programa. A voz de Canto e Castro dava vida ao Bocas, enquanto que Irene Cruz era a voz da Tartaruga Ted, a melhor amiga do boi.

A surrealidade do programa começava logo no genérico, com uma música animada e um refrão apelativo que todos sabíamos de cor (apesar de ser em Holandês), percebíamos logo a loucura que íamos assistir, desde a guerra constante entre o Bocas e as Toupeiras ou os encontros esquisitos com outros animais.

Era grande fã do Bocas, que não envelheceu nada mal e ainda continua a ser muito divertido, em especial se virmos com a dobragem Portuguesa.









Enviar um comentário Blogger