segunda-feira, 4 de março de 2013

... da Grande Noite do La Féria


Grande Noite foi um dos programas do La Féria para a RTP, numa altura em que ainda se dava a devida importância ao teatro e a este tipo de espectáculo de variedades. Com uma mistura de actores veteranos e novatos, o programa foi do agrado de Portugueses e deu início a uma série de colaborações do Encenador com o canal estatal.

Era um programa de variedades, com sketchs a ver com a produção do programa, e com cenas ao estilo do teatro de revista em cima do palco. Logicamente que isso tudo também envolvia muita música, muita dança e com cenários e roupas muito espalhafatosas ao estilo do La Féria. Eu gostei muito deste programa, na altura andava em teatro e tinha ainda mais interesse em ver isto, mas a verdade é que os textos eram bastante interessantes e as actuações eram por vezes acima da média.

Para além de actores veteranos e consagrados como José Viana ou Carlos Quintas, ficámos a conhecer pela primeira vez na Televisão (em grande destaque) nomes como o Joaquim Monchique ou o João Baião, 2 actores brilhantes que tiveram assim o reconhecimento por parte do público e começaram uma carreira na Televisão que perdura até hoje.

Um programa divertido, interessante e que promovia um produto tão tipicamente Português. Pode-se ver ainda na RTP Memória de tempos a tempos. Foi transmitido pelo Canal 1 em horário nobre, dava uma vez por semana (à Quinta acho ou então Terça) e esteve no ar entre 1990 e 1993, abrindo espaço para outros programas do género na RTP.








1 comentário:

  1. Recentemente gravei um programa do Grande Noite. Vi uma promo da passagem de ano de 1992 para 1993 no canal do LUSITANIATV e fiquei com curiosidade, porque o mesmo também mostrava uma paródia aos Simpsons, e queria ver como era esse espectáculo. Sorte é que na passagem de ano 2012 para 2013 a RTP Memória emitiu o Grande Noite de 1992 para 1993 e eu deixei a gravar porque fui passar a passagem de ano fora de casa. Quando cheguei no dia a seguir, revia aquilo e adorei imenso. =D

    ResponderEliminar