quinta-feira, 7 de março de 2013

... da batata frita Pála-Pála


A primeira batata frita de pacote que muitos de nós comeram, foi de certeza uma da mítica marca Pála-Pála, uma daquelas marcas tão fortes que muitos associavam logo o produto a essa marca.

Foi uma das primeiras marcas a comercializar este tipo de produto no nosso País, e na década de 70 e 80 era comum ver um gaiato todo contente quando lhe davam um pacote destes para a mão. Elas tinham um gosto muito peculiar, típico do fabrico caseiro, e quase sempre muito achatadas e com uma dobra a fazer lembrar a Pala do boné do miúdo da embalagem.

O miúdo da embalagem aparecia em diversas páginas de anúncios em diversas revistas ajudando a que a marca ganhasse ainda mais força. Em 1987 a empresa PepsiCo instalou-se em Portugal e adquiriu a empresa que detinha a marca Pála Pála, a PME Laprovar, e no ano seguinte iniciou um agressivo programa de expansão.

Começou por lançar as Ruffles (ainda com o nome Pála Pála por cima),batatas com corte ondulado sendo assim uma completa novidade, expandindo depois para o mercado dos Fritos e Doritos no início dos anos 90 e aumentando a fasquia com a abertura de uma fábrica no Carregado. Em 1996 lançam as primeiras batatas fritas clássicas com a marca Matutano.

Em todo o caso muita gente, em especial os de idade mais avançada, referiam-se a estas batatas (fosse qual fosse a marca) como batata Pála Pála. Há pouco tempo a empresa relançou esta marca, mas não com a mesma qualidade e gosto caseiro.








3 comentários:

  1. Desconhecia que as Ruffles eram a "evolução" das Pala-Pala :) well done!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes dá para colocar este tipo de informação :D

      Eliminar
    2. E não eram. As Chips (que depois deram lugar à marca Matutano Classic) é que eram as substitutas da Pala Pala. E não sabiam ao mesmo.

      As Ruffles eram uma diversificação de produto, tal como os Fritos e Doritos.

      Eliminar