... do Ferdy - Ainda sou do tempo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

... do Ferdy


A formiga Ferdy foi mais um daqueles desenhos animados surreais que misturava música com histórias contemporâneas e que divertiram as crianças da década de 80 e 70.

A personagem já existia em livros, criada pelo autor Checo Ondrej Sekor e que apareceu em vários livros na década de 30, mas foi só em 1984 que alguém decidiu transpor a personagem para o pequeno ecrã, numa parceria entre Ingleses e Checos através da European Cartoon Production. A RTP transmitiu este desenho animado em 1985, na sua versão Alemã (que ajudava a que a mesma ficasse ainda mais surreal) com legendas em Português, sendo repetida por diversas vezes ao longo dos anos.

A Formiga Ferdy vivia num vale com os seus amigos, o seu cão Snuffer, o TollPatsch, a joaninha Gwendoline (a sua grande paixão), o Caracol Oscar, a aranha Arambula, entre outros. Ela era uma formiga aventureira e que gostava sempre de tocar a sua viola e apimentar assim as suas aventuras com alguma música.

Chegou a haver uma segunda série em 1996 (que também foi transmitida por cá), mas que não teve o mesmo impacto. Não que a primeira tenha sido um desenho animado de grande sucesso, mas ainda há muitos que se recordam bem das aventuras desta formiga.




2 comentários:

  1. Eu gostava destes "bonecos". E a música ainda me está na memória. :)

    ResponderEliminar
  2. Epá eu não entendo porque a RTP Memória não dá estas cenas todas, seja este, o He-Man, o Captain Planet and so on. Bastava pegar nas bobines (ou tapes) dos Sábados e Domingos de manhã e pô-las no ar.
    Mesmo as séries como os Vingadores, o Derrick, ou, apesar de não ser fã de novelas desde a adolescência, a Tieta e Roque Santeiro. Serão assim tão caros os direitos? Caramba até a Sic Radical conseguiu comprar o Breaking Bad que deve ter sido bem caro.

    ResponderEliminar