0


Uma das minhas melhores lembranças de uma tarde de Domingo nos anos 80, era a de me sentar no sofá depois de uma ida à Praça de Touros de Cascais, ligar a TV e ver o Clube dos Amigos Disney na RTP 1 ao mesmo tempo que degustava um Pão com Chouriço.

O programa era baseado no original Americano Clube do Rato Mickey, e estreou em Portugal em 1986 com apresentação a cargo de Júlio Isidro e Manuela Sousa Raina, que nos contagiavam com a sua energia e nos fazia olhar para eles como se fossem uns tios porreiraços. O sucesso do programa foi tanto que atraiu a atenção da Disney Europeia, que convidou depois Júlio Isidro para colaborar em diversos projectos da companhia na Europa. Rapidamente começaram a surgir diversos programas semelhantes um pouco por todo o lado, a prova que uma adaptação bem feita podia ser uma ideia tão boa (ou melhor) que a original.

Passatempos com muitos prémios, Desenhos Animados e convidados musicais animavam a nossa tarde de Domingo, que era depois complementada com uma série épica como o Justiceiro ou o MacGyver, em que víamos com toda a atenção o programa enquanto tínhamos o nosso cartão de sócio na mão. Sim, o clube chegou a sair da TV para ser um clube a sério com ligação às revistas Disney, e que exibíamos com todo o orgulho chegando a plastificar o cartão e tudo e colocá-lo na carteira.

Os passatempos no programa ofereciam sempre pacotes de revistas ou algo que os patrocinadores ofereciam, e a patrocinar o programa encontrávamos empresas como a Cenoura, Os sumos Um Bongo, o Nestum ou os Sugus. Quem não se lembra do robô dos Sugus? Uma pérola da tecnologia que surgia no programa e levava à loucura toda a petizada.

O programa esteve no ar até 1989, e deu-nos a conhecer séries como Ducktales, Gummi Bears ou rever todos as curtas clássicas do Walt Disney, para além de ouvir artistas internacionais que apareciam como convidados no programa. Deixou saudades e ainda hoje é relembrado por todos como um dos maiores exemplos em como um programa para crianças não tem que ser apresentado por malta nova ou cheio de grandes inovações.






Enviar um comentário Blogger