0


Já falei aqui dos Onda Choc, por isso é altura de agora falar dos grandes rivais desta banda na década de 80, os Ministars. Sempre fui mais Onda Choc do que Ministars, mas mesmo assim gostava de algumas músicas deles e cheguei a ter um dos álbuns deles.

Os Ministars foram a primeira banda Infanto-Juvenil a sério em Portugal, composta por crianças entre os 10 e os 12 anos de idade, que surgiram no Natal de 1986 com o álbum Ministars, que foi um sucesso absoluto, e provou que um projecto do género podia ser um sucesso em Portugal. Foi após uma viagem aos Países Baixos, que António Manuel Rolo Duarte decidiu importar esta ideia para Portugal, seleccionando então algumas crianças do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, para que cantassem então um repertório com músicas nacionais e internacionais (das músicas de sucesso do momento), com uma coreografia moderna e um guarda roupa supimpa para as suas actuações em Palco ou na TV.

José Nisa fez as primeiras versões das músicas para o grupo, enquanto que a direcção musical ficava a cargo do Maestro César Batalha e os arranjos musicais nas mãos de José da Ponte. A coreografia foi idealizada por Teresa Garcia, enquanto as crianças vestiam roupas da Cenoura fazendo sucesso quando apareciam na TV para cantar as músicas deste primeiro álbum editado pela Edisom. Eis algumas informações tiradas do blog dos Ministars:



LP e K7

Lado A

1-Cantar em Português(Ministars)-Todos
2-Nervoso Miudinho(Boderline)-Guida
3-Amadeus(Rock me Amadeus)-Pedro
4-Maria Madalena(I'll never be Maria Madalena)-Carla e
5-Sinto-me assim não sei como!(You're my heart, you're my soul)-Guida
6-Telemania(When the rain begins to fall)-

Lado B

1-Também quero ir(Wake me up before you go-go)-Ana
2-Ei!(Live is life)-Nônô
3-Miúdas Solteiras(Girlie girlie)-Ana, Guida, Carla, Sara, Filipa, Leonor e Inês
4-Inter-Rail(J'aime la vie) -
5-Vivam as férias(I save the day)-
6-Cantar em Português(Ministars)-Todos

Direcção Musical:Maestro César Batalha
Versões Portuguesas:José Niza
Capa:Artur Henriques
Gravado nos estúdios Namouche
Som:Moreno Pinto
Coreografias:Teresa Garcia
Colaboração especial:D.Teresa Leote
Editora:Edisom

Ministars Vestidos por Cenoura

Elementos do Grupo:
Ana, Carla, Filipa, Inês, João, Guida, Leonor, Nônô, Pedro, Ruca e a Sara

*Vendas:Disco de Platina





As músicas Ei! e Amadeus foram um sucesso junto da criançada, como eu, que assim podia cantar as músicas estrangeiras que estavam na berra mas numa versão em Português e adaptada à nossa idade. Foi o primeiro disco do género a atingir o Disco da Platina, numa altura que um disco do género significava uns bons milhares de vendas, e foi algo a que o grupo se habituou ao longo dos anos. Em cada álbum lançado, vinha a acompanhar um disco de platina, ou um de ouro ou um de prata ficando nos primeiros lugares do top durante grandes períodos de tempo e a levar o grupo a ser presença constante nos mais diversos programas de televisão.


Em 1988 já era Jorge Quintela o responsável pelos arranjos musicais e até 1991 foram lançados 4 álbuns que iam tendo sucesso e conseguindo boas vendas em todo o país, mas foi com o álbum "Muit'a nice" que a banda voltou a atingir o disco de platina enchendo salas de espectáculos como a do Coliseu dos Recreios a cantar músicas como a Super Mac, uma versão divertida da música do genérico da série de sucesso da Rtp1, o MacGyver.




LP/CD/K7

Lado A
1-Super Mac(Macgyver)
2-Nunca mais chegam as férias!(Knocking on heaven's door)
3-Bicho Bicho(Rush Rush)
4-Só me quero divertir(Baila me)
5-A hora do concerto(Letra e Música:José Niza)

Lado B
1-Os teus olhos são o máximo(Everything i do(I do it for you))
2-Já vais ver como é(Joyride)
3-Ganda Seca(Time love and tenderness)
4-Passeando na lua(More than words)
5-Mãe, és a maior!(Monday Monday)

Mini-K7

Lado A
1-Super Mac(Macgyver)
2-Só me quero divertir(Baila me)

Lado B
1-Já vais ver como é(Joyride)
2-Mãe, és a maior!(Monday Monday)


Versões Portuguesas:José Niza
Arranjos e Produção:Jorge Quintela
Direcção de Vozes:Maestro César Batalha
Gravado e Misturado nos Estúdios Namouche por: João Pedro Castro
Coreografias:Mónica Lapa
Fotografias:João Raúl
Design da Capa:António F. Martins/Artelier Design LDA
Editora:Edisom

Elementos do Grupo:
Pedro Melo, Andreia e Sílvia Gouveia, Patrícia Gonçalves, Rita Vargas, Ricardo Guerreiro, Margarida Fernandes, Barbara, Madalena, Ana Emídio e Carlos Lopes.

Vendas:Disco de Platina


Tiveram no activo até 1994, e foram grandes no nosso País chegando a ser recebidos pelo Presidente da República Portuguesa e a participar em projectos importantes e educativos como spots pela prevenção rodoviária ou a apelar ao combate à Droga.

Eram um enorme sucesso entre os mais novos pelo seu ar despreocupado e nada preocupados com o ar profissional ou sério de outras bandas, chegaram a ter clubes de fãs um pouco por todo o mundo, com sucesso nas ex-colónias como São Tomé e Príncipe ou até em França.







Enviar um comentário Blogger