0



Sempre existiram programas de apanhados em Portugal, mas não se apostava nos apanhados feitos em Portugal e por Portugueses, foi a SIC a mudar isso com o seu programa Minas e Armadilhas em 1994.

A RTP já tinha transmitido programas com "Apanhados", um termo criado pelo grande Joaquim Letria para os apanhados do Camera escondida, mas Emídio Rangel (Director de programas da SIC) contactou a produtora do Guilherme Leite e começaram a magicar um programa que fosse o mais Português possível, como era tradicional nesta estação privada. Decidiram não usar o nome de apanhados e sim o de Armadilhas, ficando o programa com o nome de Minas e Armadilhas e onde se decidiu que seria sempre regado com muito humor e que daria destaque ao nosso Portugal, quer nos apanhados quer no público convidado.

Segundo histórias, foram muitos os abordados para apresentar o programa, desde o Raul Solnado ao José Pedro Gomes passando até pelo Cândido Mota que acabaria depois por apresentar um programa semelhante na RTP. O escolhido acabou por ser o actor Júlio César, ao qual juntaram uma assistente e decidiram que essa assistente devia ser um travesti (como em alguns canais Espanhóis) para gerar algum conflito com o apresentador e assim divertir o público e os telespectadores, e para esse efeito Belle Dominique foi então a pessoa que se juntou a Júlio César na condução do programa.

Como era comum na altura, pensou-se em algo para atrair o público masculino, neste caso era a Andreia Fernandes, que se apresentava todas as semanas com vestidos muito curtos e reveladores e de patins. Ela ajudava os 2 apresentadores com o público presente em estúdio e que jogavam depois um jogo que lhes permitia ganhar prémios. Pelo meio podíamos então ver os apanhados, situações que por vezes eram bem complicadas de gerir com ameaças de porrada por parte das pessoas enganadas e quase em vias de facto.

Era por isso que o programa também tinha sucesso, não tinham receio de ir mais além. Ainda teve uns anos no ar, penso que até 96 ou 97, e com boas audiências dando semanalmente em horário nobre (se não me engano era à Quinta-Feira) e marcando a vida do canal.














Enviar um comentário Blogger