6


Dexter's Laboratory foi dos primeiros Cartoons Cartoons que eu vi, e acabou por ser um dos meus favoritos pelo humor do mesmo e por gostar quase sempre de todas os episódios. Era um dos principais desenhos animados do canal Cartoon Network, um dos canais que eu mais via na TV Cabo, e acabou por marcar várias gerações que se divertiram muito com as aventuras e desventuras deste pequeno génio infantil.

O programa foi criado por Genndy Tartakovsky, e mostrava um rapaz génio que tinha um laboratório secreto numa casa onde vivia com os seus dois pais, que não tinham de perto nem de longe a sua inteligência, e a sua irmã Dee-Dee, com a qual se envolvia sempre em brigas por ela invadir sempre o seu laboratório secreto. A primeira série de 13 episódios começou a ser transmitida em Abril de 1996, e 3 anos mais tarde já tinham sido transmitidos 52 episódios e um filme para Televisão tornando-se a mais popular criação dos estúdios da Cartoon Network (uma divisão da Hanna-Barbera) e a com maior sucesso a nível mundial.

Em 2001 uma nova equipe de produção tomou conta do programa, com este a cair um pouco de qualidade, quer nas histórias quer na animação que agora tinha um aspecto mais vectorial, mas que mesmo assim teve ainda mais 26 episódios durando até 2003.

A série foi nomeada para quatro Emmys, e ajudou a lançar a carreira de alguns artistas que se tornaram famosos por outros trabalhos como Craig McCracken, Butch Hartman ou Seth MacFarlane, Adorava quando havia crossovers com programas famosos, como o Blue Falcon ou com indirectas a programas famosos como uma cena em que o pai dele se põe a falar como os professores do Charlie Brown em Peanuts.

Para além das chatices com a irmã que lhe destruía tudo no laboratório (normalmente com a catchphrase "Oooooh, what does this button do?") , Dexter tinha um inimigo na personagem Mandark, um rapaz génio que se apaixonou pela irmã dele e que competia diversas vezes com Dexter nas invenções que produziam. É-me complicado escolher um episódio favorito, adoro um em que eles cantam durante o episódio quase todo enquanto falam do nascimento de Dexter, adoro aquele em que ele cria um comprimido para entender um cão, aquele em que fica a falar "Omelette du Fromage" o episódio todo, o do Blue Falcon, o que tem homenagem a Peanuts durante o episódio todo, entre tantos outros.

Não gostava muito dos desenhos animados "Dial M for Monkey" que davam entre os 2 blocos de episódios, mas já gostava mais do "Justice Friends", apesar de continuar a preferir somente os episódios do Dexter e era essa a razão porque via o programa. Chegou a ser transmitido com dobragem em Português com vozes como a do Pedro Granger ou José Jorge Duarte num dos canais nacionais, enquanto que no Brasil fez sucesso numa dublagem com vozes como a de Nádia Carvalho ou Carlos Seidl.









Enviar um comentário Blogger