2

No final dos anos 90 eram vários os sistemas utilizados para falarmos uns com os outros, uns mais populares, outros menos mas cada um com uma particularidade que os distinguia dos restantes. Eu usei bastante o ICQ, era muito prático e mais internacional que o MSN, tinha lá os meus amigos Brasileiros todos e cheguei a ter alguns de outros países.

O ICQ foi criado em 1996, por 4 jovens de Israel que pretendiam assim criar um novo sistema de comunicação para os utilizadores de Windows. O nome era uma jogada fonética com o "I seek You" que em Português é "Eu procuro você", e chegou a ser bastante popular na América do Sul e em alguns países da Europa.

Era conhecido pelos seus efeitos sonoros, em especial quando recebíamos mensagem, e pelo símbolo tipo flor que mudava de cor conforme os usuários tivessem online. Em 1997 já existiam mais de 4 Milhões de utilizadores e era comum o pessoal trocar o número de ICQ, sim lá não era e-mail ou nome de utilizador e sim um número com o qual nos ligávamos e acedíamos a esta rede de comunicações.

Era comum utilizar para efeitos de trabalho, não que não se usasse para conversas sociais, e em 2001 a rede chegava a ter mais de 100 Milhões de utilizadores e parecia que não ia parar de crescer. Por cá nessa altura já poucos a utilizavam, o MSN começava a ganhar cada vez mais força e já esmagava por completo esta rede, muito por culpa de coisas como ícones apelativos que podíamos colocar no meio de qualquer conversa.

Continuei a utilizar esta rede durante mais algum tempo mas também a larguei ficando somente com o MSN e o MIRC.







Enviar um comentário Blogger