0

Na década de 80, assim como nas anteriores, os desenhos animados da Hanna-Barbera eram uma presença constante nas nossas televisões e um dos meus preferidos era o do Top Cat, ou Manda-Chuva como era chamado no Brasil.

Top Cat foi mais um dos desenhos animados da Hanna-Barbera que foram transmitidos no horário nobre dos Estados Unidos, pela estação ABC entre 27 de Setembro de 1961 e 18 de Abril de 1962 num total de 30 episódios de cerca de meia hora. Apesar do aspecto infantil, estes desenhos animados tinham uma componente sitcom e algum humor que qualquer adulto podia apreciar, e as tropelias do Manda Chuva e do seu grupo enganando sempre o guarda Belo (que apesar de tudo tinha um sentimento especial para com este grupo de vigaristas) eram sempre diversão garantida.

No nosso País isto não teve o mesmo sucesso de outras produções da dupla HB, lembro-me de ver isto na RTP1 mas não com a mesma intensidade de outros desenhos animados desta produtora. No Brasil foi o inverso, e muito por culpa do actor que dobrava a personagem principal, o grande Lima Duarte. Por cá penso que passou a versão original, onde a voz de Top Cat pertencia a Arnold Stang.

Aquando do boom das revistas em quadradinhos infanto-juvenis, a editora Abril tinha uma dedicada a este Manda-Chuva com histórias interessantes e tão ou mais divertidas que alguns episódios. Assim como no desenho animado, muitas das histórias se desenrolavam com o Guarda Belo a tentar expulsar a gangue do Beco onde viviam.


Manda-Chuva (Top Cat) - Líder da gangue é o primeiro a inventar e se meter em trapalhadas
Batatinha (Benny the Ball) - O mais amável dos gatos. Possui aparência de um gato doce, gentil e incapaz de fazer mal a uma mosca. Se por um lado não age com maldade, por outro é sempre leal e incontestável às ordens de Manda-Chuva.
Bacana (Fancy Fancy) - É um gato com ares de galã
Espeto (Spook) - Um gato de estilo próprio, que no Brasil acabou ganhando na dublagem sotaque nordestino
Gênio (Brain) - O nome é apenas uma ironia
Guarda Belo (Officer Dibble) - É um policial à americana, amigo da vizinhança e que tenta, sem fazer muito esforço, fazer com que Manda-Chuva pare com suas traquinagens
Chu-Chu  (Choo Choo) - É um gato cor-de-rosa, e é ele o braço direito de Manda Chuva e também o gato mais alto da turma, usa camisa branca de gola alta. Chu-chu sempre vigia para ver se alguém está se aproximando quando a turma está aprontando alguma


No final de 2011 saiu um filme baseado neste desenho animado por via de um estúdio Mexicano que o lançou somente para o México e o mercado Sul-Americano tornando-se um dos filmes de maior sucesso do México. Apesar da Warner Brothers tratar da distribuição do filme, o mesmo não tem ainda data de estreia para o mercado Norte-Americano ou Canadiano apesar de já ter sido lançado no Reino Unido.

Um dos meus episódios preferidos é aquele onde um Milionário pensa que o Benny sabe tocar violino e o Top Cat aproveita isso até à exaustão, e também aquele em que confundem o Benny com um herdeiro de uma fortuna. Acho este um dos melhores contributos da dupla HB, e infelizmente é das menos lembradas pelo público em geral quando se fala dos desenhos animados produzidos pelo estúdio.

















Enviar um comentário Blogger