4


Ainda sou do tempo em que podia ver os jogos de futebol durante a tarde e à noite podia ver o resumo da jornada, os resultados desportivos de outros campeonatos e notícias do desporto em geral num só programa, o Domingo Desportivo na RTP.

Na década de 80 este programa estava em alta, era uma forma segura de garantir audiências num Domingo à noite, o pessoal estava cansado, já pensava na Segunda Feira e queria era ver como se tinham portado as equipas na jornada desportiva do dia, ver os casos dos jogos, descobrir o que se passava nos campeonatos internacionais e saber resultados de outras modalidades, e isto tudo dava num programa que acabava a horas decentes.

O programa teve a sua dose de apresentadores, ia de Ribeiro Cristovão a Gabriel Alves passando por nomes distintos como a fase em que foi apresentado pelo Mário Zambujal. Era apresentado de uma forma sóbria e o essencial era transmitir os resumos dos jogos da jornada, mostrar como estava a classificação e na parte final do programa mostrar todas as outras modalidades de uma forma rápida mas informativa.

A dada altura a coisa começou a evoluir, com a presença de comentadores, de entrevistados ou de ex-árbitros a comentarem os assuntos da actualidade. Na década de 90 inventavam muito com o programa, este chegou a ter concursos no decorrer do mesmo e a fase apresentada pelo Mário Zambujal era muito surreal, usando uma analogia desportiva, o homem não era daquele campeonato.

Mesmo assim tenho saudades de ter um programa destes, e acho que era um dos melhores serviços públicos da RTP.








Enviar um comentário Blogger