5

A Caderneta Escolar era daquelas coisas que todos os alunos odiavam, servia para facilitar a conversação entre a Escola e os Encarregados de Educação e todos temíamos aquele dia onde iria um aviso sobre o nosso mau comportamento e que exigia a assinatura do pai que era o Encarregado.


Podiam-se encontrar informações importantes nela, em qualquer altura o encarregado de educação poderá encontrar aí as datas das interrupções letivas, os serviços existentes na escola e respetivos horários, o nome dos professores das diferentes disciplinas, o horário de atendimento do diretor de turma, etc.

Através da caderneta, o encarregado de educação justificava as faltas do seu educando, mas o pior era quando comunicava das faltas que eles não tinham conhecimento ou quando serviam de "correio azul", para envio/receção de pequenas mensagens onde se podiam encontrar algumas normais/agradáveis como esta:

"Senhor(a) Encarregado(a) de Educação: Na próxima 5.ª feira vamos fazer uma visita de estudo ao Parque das Nações, conforme refere a circular já enviada. O horário de partida foi alterado para as 8 horas da manhã. A diretora de turma."

Ou então quando eram desagradáveis e aí nós podíamos nos "esquecer" de a mostrar ao encarregado de educação ou de a levar para a escola para mostrar já assinada ao professor. Isto era prático quando os educadores não a verificavam regularmente, e assim coisas desagradáveis como esses recados ou mesmo as más notas passavam despercebidas. Alguns exemplos:

"O seu educando não fez os trabalhos de casa."

"O seu educando não esteve atento durante a aula."

Ela pode ser utilizada para dar sugestões:

"O seu educando está a precisar de ajuda para organizar melhor o caderno diário. Se ele puder ir à sala de estudo, na 3.ª feira, às 9h30m, receberá um apoio mais individualizado para esse efeito."

Para mim este material servia sempre como mais um motivo para ficar com o estômago à rasca com aquela sensação "ai se ele vê a caderneta", lembro-me de ter uma assim para o esverdeado e uma para o castanho claro. Também me lembro que a dada altura a própria escola já não ligava muito a isto e portanto a coisa foi perdendo importância e o seu impacto na vida escolar.






Enviar um comentário Blogger