... dos Gummi Bears - Ainda sou do tempo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

... dos Gummi Bears




Michael Eisner não é uma figura consensual, mas teve algumas ideias interessantes aquando no comando da Disney, e uma delas foi quando olhou para uns Ursinhos de Gomas que comprou para o seu filho e decidiu que aquilo podia dar um bom desenho animado, e foi uma bela ideia já que originou um programa bem divertido, os Ursinhos Gummi (Gummi Bears).

O programa foi idealizado em 1985, Jymn Magon e Art Vitello foram as mentes à frente da animação e que desenvolveram uma bela mitologia e que nos deram algo que pouca semelhança tinha com esses ursinhos de gomas. Era um reino medieval e mitológico, mostrando um grupo de 6 Ursos que eram os sobreviventes de uma raça que tinha de tudo um pouco, desde Feiticeiros a Conselheiros Reais mas que foram caçados e perseguidos pelos homens que queriam os segredos do Grande Livro dos Gummi.

Eles são descobertos por um pequeno rapaz, Calvin, que tem um medalhão pertencente à raça dos Ursos e que ajuda a abrir o Grande Livro. O problema vem do Duque Igthorn e dos seus Ogres que querem apanhar os ursos remanescentes e descobrir os seus segredos.


Isto foi transmitido pela RTP no final da década de 80, no mítico espaço do Clube Disney aos Domingos à tarde na sua versão original e legendada em Português, dando-nos assim a conhecer um genérico brutal e muito divertido com uma excelente música e uma boa animação que nos deixava logo excitados para o episódio que aí vinha.

Foram 6 temporadas com 94 episódios, de 1985 a 1991, em que nos podíamos divertir com as aventuras destes 6 ursos, dois já com alguma idade, 1 cria, 1 adolescente e uma pré adolescente e um adulto sempre mal humorado. A cria era a animação do programa, sonhava ser um grande guerreiro e procurava sempre as aventuras, encontrando quase sempre grandes sarilhos no lugar delas.

O que me lembro melhor era de quando bebiam o sumo especial que a matriarca preparava, isto dava a eles a habilidade de saltarem até grande altura a uma grande velocidade e assim conseguirem escapar dos ogres ou dos outros vilões da série. Lembro-me também de fazer a caderneta de cromos, e de ler algumas histórias nas revistas da editora Abril, não foram muitas mas lembro-me de algumas. Continua a ser um desenho animado interessante com uma boa animação, histórias engraçadas e personagens carismáticas. Um dos bons produtos da Disney, sem sombra de dúvidas.




14 comentários:

  1. A Super RTL tentou salvaguardar essa série na sua versão alemã. A qualidade da dobragem é mesmo dos anos 80.
    P.S.: tenho ZON, que tem a Super RTL.

    ResponderEliminar
  2. Mais: lembro-me que chegou a haver uma dobragem portuguesa da série "Sheep in the Big City" na RTP! Chamava-se "Um Carneiro na Cidade" e dava na RTP1 e na RTP2. Das poucas coisas de que me lembro da dobragem:
    O "Angry Scientist" era o Cientista Fulo (ou Louco, mas quando lhe chamavam de cientista louco, ele disse "FULO! EU SUO O CIENTISTA FULO!").
    A Oxymoron era chamada de "Boi Mongo". Era uma empresa grande, e fazia imensos produtos, como lanternas que sugavam ou um detergente onde deitavas tudo.
    O "Ranting Swede" era o "Sueco Rezingão".
    Se o dono do "Ainda Sou do Tempo" lembrar-se de mais uns detalhes da dobragem portuguesa da série, responda-me nesta mesmíssima página mais logo à noite (tipo 19, 20 horas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa lamento, mas não me recordo.

      Eliminar
    2. Peço desculpa, mas devo ser das únicas 15 pessoas que se lembram.

      Eliminar
    3. Ou lembras-te de só ver séries do Cartoon Network em inglês...
      eu devo ser das poucas que se lembram de ver séries do Cartoon Network em PT-PT!

      Eliminar
    4. ah sim, epa nessa altura já era mais velho e não curti ver as do cartoon network se não fosse em Inglês. Tinha ideia que isso tinha passado na tvi por acaso, mas sim lembro-me de num zapping apanhar num dos canais nacionais

      Eliminar
  3. [ISTO É UMA RESPOSTA]
    Ai, lembro-me que chegou a dar na TVI (uma vez, creio), depois transitou para a RTP1 (Hora Warner). Para mim, a série "Regular Show" parece ser para pessoas com 16,17 anos. Confesso que, vejo o Cartoon Network só para ver séries de comédia. Tudo o que seja de acção eu dispenso ver. Na TVI também deu o Time Squad (o "It's Go Time" era o "Está na hora") e o "Cow and Chicken" (dessa em pt-pt só me lembro de ver o "Chickens Don't Fly") e o I Am Weasel chamava-se "Eu Sou o Weasel". As Powerpuff Girls também eram emitidas na TVI, e creio que chegaram a ser emitidas todas as temporadas (lembro-me de ter visto uns episódios em 2006! e já da quinta ou da sexta!) Também na SIC chegaram a dar o "Johnny Bravo" e "O Labpratório do Dexter", mas nem me lembro das nossas dobragens para essas séries. A RTP para além dessa série chegou a passar em 2007 "As Terríveis Aventuras do Beto e da Mena", julgo que não foi só a terceira, como creio que também deu a quarta. Também chegaram a existir dobragens do Ben 10 (estreou em 2009), e hoje a única série do CN a ser emitida em PT-PT é o Ben 10 Alien Force. Hoje, eu sou um dos 100 teleespectadores do Cartoon Network em Portugal que só vê séries muito pouco conhecidas, como "The Amazing World of Gumball", ou a bem mais conhecida "Ed, Edd n Eddy".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais: os fãs das Powerpuff em Portugal eram taaaantos, que, lembro-me de ver balões com as formas das cabeças das Powerpuff nas caixas do Carrefour de Braga!

      Eliminar
    2. Pois eu tinha ideia de apanhar na TVI vários, mas preferia ver lá nesse canal. Ed, edd n eddy é um dos meus preferidos também :) alías dos últimos cartoons, cartoons deles de jeito para mim

      Eliminar
    3. Lanço uma espécie de apelo: todas as pessoas que escrevem neste blog devem contribuir para o Facebook da Caderneta de Cromos para alguém colocar online episódios completos de séries do Cartoon Network emitidas nos canais nacionais.
      Queremos ver, pela primeira vez na net, excertos das dobragens portuguesas das seguintes séries:
      Sheep in the Big City (TVI/RTP1; Um Carneiro na Cidade)
      Dexter's Laboratory (SIC; O Laboratório do Dexter)
      Johnny Bravo (SIC)
      The Powerpuff Girls (TVI; As Powerpuff Girls)
      The Grim Adventures of Billy and Mandy (RTP2; As Terríveis Aventuras do Beto e da Mena)
      HiHi Puffy AmiYumi (RTP2)
      Cow and Chicken/ I Am Weasel (TVI; Cow e Chicken e Eu Sou o Weasel)
      Time Squad (TVI)
      Começam já, e para fazer download, antes que os tipos do CN eliminam-os do Youtube!

      Eliminar
    4. Quanto a isso do Ed, Edd n Eddy, tenho um torrent! Aquilo dá-me um bocadinho de entretenimento. Adoro ver aquele episódio onde eles conhecem as irmãs Kanker pela primeira vez... ou aquele onde tiram fotos para fazerem um calendário... ou aquele onde os Eds tentam tomar de assalto as casas dos amigos para ver uns quantos filmes de monstros que o Ed gostava e iam parar à casa do Rolf com um televisor com um ecrã pequeno... Já tinha visto uma cena do Nunca é Tarde com uma cena do Ed Edd n Eddy! MEU DEUS! ISSO É O QUE DÁ ENCONTRAR UMA CENA ÀS PRESSAS!

      Eliminar
    5. Dos meus preferidos envolviam sempre esquemas para sacar guita lol, aquele que o maior fica sonâmbulo tb é mt giro

      Eliminar
    6. E já agora sou só eu que escrevo lol :)

      Eliminar