5


Sport Billy passou na RTP no início da década de 80, e foi repetido várias vezes pela emissora estatal ao longo dessa década. Lembro-me de ver estes desenhos animados com mais atenção por volta de 1984/85, e como tantos outros, fiquei encantado com tudo aquilo que acontecia ali no pequeno ecrã. Foi uma criação da Filmation em 1979, com origem na Alemanha, e que rapidamente se espalhou por toda a Europa, tornando-se um grande sucesso. Em 1982 foi transmitido nos Estados Unidos ajudando o programa a tornar-se um fenómeno mundial e que chegou inclusive a ser adoptado pela FIFA como a sua mascote de Fair Play.

Sport Billy vinha do planeta Olympus, e tinha como missão promover a prática desportiva e o espírito de equipa, viajando numa nave espacial (que mais parecia um despertador) e com a ajuda da sua amiga Lilly e do cão Willy. O que mais sobressaía do desenho animado, era a mala de Billy, de onde ele tirava 1001 objectos que depois na sua mão ficavam do tamanho real, e que o ajudavam em todas as ocasiões.

Logicamente que Billy tinha que ter inimigos, e neste caso era a temível bruxa Vanda, que com o seu súbito Sipe ,queria destruir todos os desportos da galáxia. A animação era a típica da produtora Filmation, e valia mesmo pelos momentos engraçados dos objectos que ele conseguia tirar de dentro da mala.

Foi mais um dos desenhos animados da década de 80 com um genérico que ficava no ouvido, e que todos sabiam a música e cantarolar o que se percebia da letra. Foi transmitido na sua versão original com legendas em Português pelo que me lembro, e ainda hoje há muitas pessoas a usar a expressão "parece a mala do Sport Billy" quando alguém tira muita coisa de dentro de algo.






Enviar um comentário Blogger