2

Robert Zemeckis foi um dos nomes mais marcantes dos anos 80, vimos diversos filmes com este nome e percebíamos que sempre que este nome aparecia, o filme devia ser bem interessante. Em Busca da Esmeralda Perdida (Romancing the Stone/Tudo por uma Esmeralda) é um bom exemplo disso, um filme de acção e aventura que é ao mesmo tempo uma comédia romântica e conquistou tanto rapazes como raparigas um pouco por todo o mundo.

Foi graças ao sucesso deste filme que pudemos ver o Regresso ao Futuro entre outros filmes de Zemeckis, que lançou Kathleen Turner para o estrelato, e que consolidou Michael Douglas como um excelente protagonista em Hollywood. Lembro-me que gostei bastante deste filme quando o vi numa Lotação Esgotada, e ao rever o mesmo apercebi-me que ainda continua um filme bastante interessante especialmente pela qualidade das interpretações do elenco.

Joan Wilder (Kathleen Turner) é uma romancista famosa que recebe um mapa do tesouro do seu falecido cunhado e se vê assim a braços numa grande confusão quando a sua irmã, que tinha sido raptada, pede a ela para levar o mapa até à Colômbia. Lá ela é logo interceptada por um sádico coronel chamado Zolo (Manuel Ojeda), que tem um pequeno exército militar e quer esse mapa para apanhar a valiosa Esmeralda, e é salva pelo aventureiro Jack T. Colton (Michael Douglas) que depois de umas negociações decide ajudar ela a encontrar a esmeralda e a salvar a sua irmã enquanto enfrentam a perseguição do coronel e de um dos raptores, interpretado pelo Danny DeVito.

O filme tem momentos de acção bem interessantes, assim como algum humor que ajuda a atenuar a coisa e a ajudar a fazer a ponte para o romance, e um bom exemplo é a cena onde ficam a queimar sacos de Marijuana para se aquecerem na fria noite da selva. Depois tem momentos como aquele em que a mão do coronel é comida por um crocodilo enquanto este segurava a famosa Esmeralda, como se vê é um filme que tem de tudo um pouco e por isso ainda hoje consegue ser um filme bem interessante hoje em dia.

A química entre Douglas e Turner é fenomenal e iria dar origem a uma sequela, não tão interessante, além de outros filmes fora deste universo. O filme apesar de estar um pouco fora do olho do público mainstream, deve ser encarado como um filme a ver para aqueles que gostam de um bom filme de acção e aventura ao estilo Old School.






Enviar um comentário Blogger