1

O Ovo Kinder era uma das melhores coisas que os meus me podiam comprar num café, o título Kinder Surpresa já era apetecível o suficiente para uma criança, mas o facto de ser um chocolate saboroso e ter ainda um brinquedo lá dentro tornava aquilo bom demais.

Era algo que não era muito caro, aliás como disse até se vendia muito nos cafés, e os anúncios a mostrarem a criança a pedir à mãe 3 coisas (um doce, um brinquedo e uma surpresa) e ela aparecer com isto, tornavam a coisa ainda mais apetecível tanto para as crianças como para os pais. Aquilo era um ovo com o exterior em chocolate de leite e o interior a chocolate branco, era oco e trazia um ovo de plástico que tínhamos que abrir e ver a surpresa que tinha dentro.

Ao abrir as 2 partes encontrávamos quase sempre 2 papeis (um com instruções, outro com outra informação) e partes soltas de um brinquedo que depois tínhamos que montar.

Isto ainda nos entusiasmava mais., éramos nós que construíamos o nosso próprio brinquedo, e aquilo nunca era muito difícil de montar (provavelmente para não deixar a criança impaciente) e variava desde um carro de corridas a uma máquina de filmar passando por diversos outros tipos de objectos.


Isto por vezes até puxava os adultos para perto de nós, eles também gostavam de montar estas surpresas e gostavam até do pormenor de algumas delas que ficava muito realista apesar de ser apenas de plástico. Este ovo foi criado em Itália, em 1972 pela companhia de chocolates Ferrero e hoje em dia pode-se encontrar ovos de diversos tamanhos e também tabeletes simples de chocolate sem surpresa nenhuma.

Foi um sucesso mundial, quer em toda a Europa quer na América Latina, ficando apenas proibida a sua comercialização nos Estados Unidos da América devido a uma lei que impede brinquedos dentro de produtos alimentares. Algo irónico num país que permite andarem com armas de fogo, mas é isto mesmo, é proibido entrarem com um Ovo Kinder nos EUA.

A dada altura começaram a aparecer surpresas sem montagem necessária, e enquanto algumas delas eram ainda brinquedos engraçados, rapidamente a companhia decidiu enveredar por um caminho que afastou a diversão das crianças, o começarem a lançar figuras pintadas à mão.

Ok que muitas dessas figuras são de personagens infantis, ou de desenhos animados conhecidos como o Astérix, ou de figuras próprias como pequenos crocodilos ou hipopótamos, mas elas não são muito úteis para a brincadeira devido à sua rigidez e perfeição e começaram a ser mais alvo de coleccionadores adultos que assim podiam encher as suas prateleiras com algo bem feito e económico.

Foi uma pena para mim, e deixei então de comprar estes Ovos ou de pedir os mesmos nas idas ao café, apesar de continuar a gostar bastante daquele chocolate. Era apenas outra emoção aquela de montar o nosso brinquedo e depois de podermos brincar com ele das mais diversas maneiras.







Enviar um comentário Blogger