1


O Meu Pequeno Pónei (My Little Pony) é mais um desenho animado baseado numa linha de brinquedos, algo comum na década de 80, e um que obteve bastante sucesso com especiais, uma série e uma longa metragem que entusiasmaram a criançada no final dessa década.

A linha de brinquedos apareceu em 1982, por cá teve mais sucesso os desenhos animados, enquanto que a série para TV foi produzida em 1986, num esforço conjunto da DIC, da Sunbow Productions e da Marvel Productions que originaram 2 séries com 65 episódios e foram transmitidos pela RTP em 1987 aos Sábados de Manhã numa versão dobrada em Português.

Eu gostava do conceito da série, o existirem diversas espécies de Póneis cada um com um poder/característica próprio e por vezes era necessário escolher determinados Póneis com um certo tipo de poderes para enfrentar os problemas apresentados no episódio. Cheguei a brincar a isto com as minhas colegas do recreio na primária, pelo que me recordo escolhia quase sempre ser um dos Unicórnios.

Os Póneis Terrestres eram basicamente cavalos normais, apesar de muito coloridos, que falavam enquanto que os Unicórnios ou os Pegasus já tinham alguns poderes, para além de poderem voar e assim. Existiam ainda Póneis bebés e Marinhos, mas que não tinham tanto destaque nos episódios que mostravam sempre as aventuras deles no Vale do Sonho, um local do País dos Póneis onde eles viviam juntos em aventuras cheias de magia, música e muita fantasia. Claro que não podia faltar a típica moral dos anos 80, e com a presença de uma amiga que era uma criança chamada Marta, isso ganhava outra particularidade de modo a podermos nos identificar com a moral em questão.



Voltou a existir uma nova série em 1992, e os bonecos continuam a ser uma das linhas de brinquedos mais vendidas em todo o mundo sendo que hoje em dia ainda fazem especiais para a Televisão baseados neste pequeno mundo mágico. Por cá penso que o brinquedo em si só teve sucesso pela década de 90, era pouco acessível antes disso, mesmo assim não tirava a piada ao programa e tenho boas recordações de o ver nos Sábados de manhã.





Enviar um comentário Blogger