1


A moeda de 1 Escudo que mais me passou pela mão, foi esta de Latão-Níquel de 1981, tinha 18 mm e era alvo de uma brincadeira divertida entre mim e os meus amigos envolvendo a moeda e paus de gelado. Confusos? Eu explico, a meio do pau do gelado fazia-se uma pequena ranhura do tamanho da moeda, como se fosse uma baliza, e depois agarrava-se no pau do gelado na horizontal com os dois dedos indicadores e puxava-se um dos lados do pau para trás e atirava-se a moeda de 1 escudo com a intenção de "marcar golo" no outro pau de gelado que estava entre os dedos do adversário.

Em 1987 apareceu uma moeda mais pequena de 1 Escudo, com 16 mm, na mesma de Latão-Níquel e que tornava assim o jogo mais aliciante. Era a típica moeda que surgia nos trocos e que ajudava aos mesmos, aquela que por vezes ia-se juntando e comprava-se o pão e outras coisas essenciais mais em conta e assim despachava-se o excesso dessas moedas.

Foi por isso uma moeda muito popular mesmo com o valor baixo que tinha, a diversão que proporcionava era por demais aliciante para ignorarmos. Não posso deixar de referir que ainda apanhei muita moeda de 1 escudo de 1969, era uma moeda de Bronze e bastante maior que as suas sucessoras, com 26 mm e que atrapalhava muito quando se recebia a mesma e tinha-se que colocar na carteira junto das outras. Mesmo assim era uma moeda muito bonita, a mais gira das três, e por isso tinha que referir ela neste desabafo.






Enviar um comentário Blogger