5

Ainda sou do tempo em que a RTP transmitia filmes de qualidade em horário nobre, e a Quarta-Feira era um dia sagrado para os amantes de bom cinema com a rubrica Lotação Esgotada que costumava dar os blockbusters de Hollywood. Existia outras rubricas de cinema, cada uma dedicada a um determinado género, mas era ali que nós podíamos ver os grandes sucessos no primeiro canal da estação do Estado.

Uma das características desta rubrica, é que a mesma transmitia sempre uma curta metragem de Desenhos Animados, normalmente Looney Tunes ou Merrie Melodies, antes do filme em questão que reunia quase sempre a família toda em torno da televisão.

O Tubarão, Regresso ao Futuro, Indiana Jones, Super-Homem, Torre do Inferno foram apenas alguns dos filmes que me lembro de ver nesta rubrica e que alguns deles deixei a gravar porque tinha saído a capa na TV Guia da semana. Era sempre uma boa combinação e um dos maiores motivos para usar o aparelho de vídeo, o poder usar uma capa toda bonita para um grande sucesso de bilheteira.

A rubrica teve diversos genéricos, mas um em particular foi transmitido durante diversos anos, onde o nome do programa surgia num conjunto de células de filme, e por baixo uma claquete ia alternando com a imagem de grandes filmes de Hollywood. Tenho boas memórias desta rubrica e muita pena pela RTP não apostar em algo que teve tanto sucesso no final da década de 80 e princípio da década de 90 e que só conheceu o fim no final dessa década para o desgosto de todos os cinéfilos Portugueses.






Enviar um comentário Blogger