5


Ainda sou do tempo em que a RTP dava os programas especiais de algumas personagens famosas durante as épocas festivas. Era habitual ver os especiais dos Marretas e do Snoopy no Natal, mas em normalmente os que gostava mais eram os do Garfield.

Foram 12 especiais realizados entre 1982 e 1991, e muitos deles foram transmitidos na RTP ou nas respectivas épocas a que se referiam (como o de Natal), ou aos Sábados de tarde em especial durante o Inverno na sua versão original legendada em Português. De cabeça sei que deram o primeiro de todos, o "Here comes Garfield", lembro-me perfeitamente da história do Odie ser capturado e de ver o Garfield ir para casa todo contente, para depois chegar à conclusão que afinal não consegue viver sem o seu companheiro e que a vida não é a mesma coisa. A animação deste especial era bem "rústica", comparando com o aspecto fofito a que nos habituámos a ver toda esta turma, mas isso para mim ainda dá mais encanto à coisa, aquele gato mais gordo e "feio", fica muito melhor como o sarcástico ser que Jim Davis idealizou quando criou as tiras em 1978.

Esse estilo de animação, sob a batuta da equipa de Peanuts, Bill Melendez e Lee Mendelson, continuou no 2º especial que chegou a dar no Canal 1. Neste filme é o Garfield que desaparece de casa e se perde na cidade onde encontra um gang de gatos que o arrelia e provoca alguns dissabores. Lembro-me pouco deste filme e mais do primeiro confesso, até hoje ainda me recordo dos pesadelos que ele teve quando passou a noite sem o Odie e a lembrar-se de todas as maldades que lhe tinha feito. Em ambos os especiais, e aliás em TUDO o que deu do Garfield na TV, a voz esteve a cargo do competente Lorenzo Music.


Esta cena ainda hoje me arrepia, excelente animação e bom enquadramento da história e do que queriam transmitir nesta cena. Acho que o terceiro especial não deu por cá, não me recordo dele mas isso não garante que não tenha sido transmitido, mas o de Halloween passou por cá. Com uma animação mais psicadélica (já sem a equipa de Peanuts), este é de longe um dos episódios mais hardcores do nosso querido gato laranja. Lembro-me de ficar bem assustado a ver este episódio enquanto inalava vapores de eucalipto (sim isso mesmo), já que envolvia piratas e fantasmas de piratas.. coisas bem pesadotas.

Não me lembro do Garfield in Paradise, mas o Garfield in Hollywood é bem divertido, até porque mostra o Garfield e o Odie de novo numa parceria amigável enquanto concorriam num concurso de talentos de animais que os podia levar a Hollywood. O que era engraçado nestes especiais, era que o Jon pouco aparecia neles, mas isso tudo mudou quando chegou o especial de Natal.

Este especial deu em mais que uma ocasião, e apesar de achar um pouco fraquinho, continuo a gostar bastante de o ver devido à história ao longo do especial. Na animação a imagem do gato que nos habituámos a ver começava a ser cimentada, e conhecemos um pouco melhor a família do Jon percebendo assim um pouco melhor porque é que ele é daquela forma. Ainda houve mais uns quantos especiais, mas só me recordo do relacionado com o dia de acção de graças, e depois lembro-me mesmo é do desenho animado regular do Garfield & Friends mas esse fica para outro post.

Lá fora estes especiais continuam a ser transmitidos nas épocas festivas, e é uma pena por aqui não se cumprir essa tradição. Veria de bom grado todos os anos esse especial.








Enviar um comentário Blogger