2

Eu não podia usar todo o tipo de calçado, quer pelo tamanho quer por outros problemas e a durabilidade que o calçado tinha devido a esses problemas, mas a salvação veio pelas mãos (ou pés) da minha marca de roupa preferida, a Adidas.

O meu modelo preferido era os Adidas Stan Smith, um modelo simples, sóbrio, que caía bem com roupa desportiva ou casual e que durava eternidades mesmo com pontapés constantes nas pedras do caminho ou muita jogatana de bola em campos pelados. Tive sempre os modelos brancos, tanto com o fundo colorido como simplesmente branco e sempre com a cor verde como predominante. Os ténis diferenciavam-se dos outros da Adidas por não terem nem as riscas "modernas" da marca, e continuarem somente com o símbolo antigo numa parte reforçada do calcanhar. O nome da marca encontrava-se ainda na parte inferior antes da sola do sapato e na sola deste também se encontrava o nome e o símbolo da marca.

Na língua tínhamos o nome Adidas, e em alguns modelos vinha a face do tenista que dá nome a este modelo num retrato perfurado. Este modelo original, e vintage com a sola toda a verde, continua a ser o par de ténis mais vendido em todo o mundo, com mais de 65 milhões de dólares em 2008. Actualmente existem 8 modelos, e desde 1971 a Adidas já vendeu mais de 30 milhões de pares deste modelo.

Lembro-me bem de ir à Faraó em Cascais e comprar um par destes com o meu Pai, e que em 1994 eram para mais de 5 contos, algo bem carote e que só era possível em situações extraordinárias. Mas quero ver se compro um par novo e retomo algo pelo qual sempre tive um carinho especial. Lembro-me que um dos pares durou mais de 5 anos.


Enviar um comentário Blogger