3

O Urso Teddy era daqueles programas que conquistava a atenção das crianças devido ao seu aspecto surreal, até o facto da dobragem ser feita de forma a que conseguíamos ainda ouvir a versão original ajudava ao charme do programa. O escritor polaco Czesław Janczarski e a cartunista Zbigniew Rychlicki criaram esta série para uma revista de banda desenhada a 6 de Março de 1957, passando mais tarde para uns livros infantis que foram editados em diversos países.

Com o sucesso dessa série de livros, em 1975 os estúdios Studio Malych Form Filmowych produziram para a TV Polaca 104 episódios onde este pequeno urso seria o protagonista, numa série que ficaria no ar até 1987 e que foi um sucesso absoluto em mais de 20 Países em todo o mundo. A história é simples, víamos o pequeno urso de pijama a preparar-se para dormir e começava em amena cavaqueira connosco, contando uma história que envolvia ele e os seus amigos, normalmente um coelho e 2 bonecas, e de onde se extraía sempre uma pequena moral.

O urso era muito esperto, e mostrava ser sempre muito amigo de todos, e isso ajudava ao seu sucesso já que tinha muito carisma e era querido por nós todos. O programa foi transmitido pela RTP em 1986 com dobragem do António Montez, que narrava e fazia os diálogos todos sendo que se podia ouvir também o som original das coisas. Tenho boas memórias de ver isto nas tardes da RTP no mítico Brinca Brincando, e é mais um daqueles programas que me leva aos Invernos dos anos 80 enquanto eu via isto e me aquecia no sofá e de ouvir ele no final com o seu clássico "Boa Noite amiguinhos, até amanhã".





Enviar um comentário Blogger