... do Jogo do Ganso - Ainda sou do tempo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

... do Jogo do Ganso



Entre os primeiros concursos transmitidos pela TVI, na altura canal 4, encontrava-se um concurso Espanhol de enorme sucesso baseado num jogo de tabuleiro, o Jogo do Ganso. O jogo era apresentado da mesma forma que o jogo de tabuleiro, assim como os obstáculos a ultrapassar, e teve grande sucesso para cá sendo um dos primeiros líderes de audiência do canal da Igreja chegando a ter um especial com concorrentes Portugueses.

Foi em Junho 1994 que pudemos ver por cá este formato Espanhol, apresentado por Emilio Aragón e transmitido pela Antena 3, nas noites de fim de semana o que ajudaram esse verão a ficar ainda mais divertido. O concurso era leve, bem animado, e o apresentador era bastante carismático e ajudava a com que todos aqueles jogos parecessem mais imponentes do que eram na verdade. A produtora Espanhola Globomedia apostava em jogos em que as pessoas pudessem se divertir tanto vendo o concurso em casa, como participando no mesmo. Os jogos envolviam muita água, muito exercício físico e sempre que possível mostrando umas beldades do sexo feminino para aguçar o apetite e era esta a receita que nos prendia ao ecrã.

O nome original era EL Gran Juego de la Oca, e só não me recordo se ele era legendado ou se alguém fazia voz off ajudando-nos a perceber melhor o que acontecia, mas lembro-me que me divertia bastante vendo-o e foi um dos meus primeiros programas preferidos nessa estação. Eu achava piada ao tabuleiro gigante, aos concorrentes vestidos com cores diferentes como se fossem os peões e aos jogos que cada casa proporcionava depois do lançamento dos dados.


4 comentários:

  1. Era muito divertido de facto, apresentado com categoria quer pelo Emilio Aragon que pela colega muito avantajada. ;) Na verdade, beldades não faltavam (Ah, mítica Vanessa!) e haviam algumas casas mais carismáticas, como a do cabeleireiro Flequi, que rapava o cabelo ao(à) infeliz concorrente que lá calhasse.
    Não era dobrado e não recordo de ser legendado. Era no Espanhol original e talvez tivesse um comentador português. De uma forma ou de outra, aquilo percebi-se. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois como falei, devia ter só um comentador. Era bem divertido sim.

      Eliminar
  2. A única memória que tenho deste programa foi eu ter ido visitar uma amiga minha que estava doente e nós a ver o programa sem perceber uma única palavra que fosse (éramos as duas pequenas, lol)
    Agora já crescidinha pude rever o programa e acho-o fenomenal e divertido. O Emilio Aragón é bem giro, vestido de fatinho, laço, e com ténis (lolz)
    Uma curiosidade foi que o Emilio produziu a série "Médico de Família" em Espanha, que mais tarde foi adoptado cá em Portugal. ;)

    ResponderEliminar