0


Das melhores recordações que tenho da minha infância, referem-se a tardes de Inverno chuvosas e que uma criança podia ficar a ver desenhos animados bem interessantes na RTP1 enquanto tomava o lanche, e uma das melhores companhias era a do Panda Tao Tao.

Tao Tao fazia parte da enxurrada de desenhos animados produzidos no Japão, protagonizados por animais com um ar fofinho, que inundavam a RTP com dobragens em Português que contribuíam em muito para o sucesso desses desenhos. A música do genérico dava-nos logo a conhecer o que vinha aí, um tom suave e fofinho que antecedia a história que a mamãe Panda iria contar ao seu filho e amiguinhos da floresta.

As histórias eram ligadas às brincadeiras que o pequeno Panda tinha com os seus amigos, nessas brincadeiras surgiam dúvidas, e até algumas discussões, que fazia com que a Mãe dele interviesse e os acalmasse com uma história que iria ter uma moral ligada à discussão. A série teve cerca de 80 episódios, e as histórias abrangiam Reis Crocodilos ou Princesas das estrelas e que nos ensinavam algo enquanto nos divertiam.

A história do Rei Crocodilo era uma das favoritas do pessoal, conta como ele teve que fazer uma longa e perigosa viagem para encontrar o remédio que salvaria a sua mulher gravemente doente. Só que esse remédio era uma invenção do seu Ministro, alguém sinistro e malvado que queria assim desta forma governar o reino caso o Rei morresse nesta viagem inútil e perigosa. É uma história bem interessante e com uma daquelas morais em que o amor vence tudo.

O desenho animado foi transmitido pela RTP em 1988, tinha sido produzido em 83/84, com direcção de dobragem de António Montez, onde Cláudia Cadima e Ermelinda Duarte brilhavam respectivamente como Tao Tao e sua Mãe.Ainda hoje continua na memória de toda uma geração que sabe cantar a música do genérico e deixa-se levar para esse bosque encantado.


Longe num bosque de aurora,
é onde hoje o sonho mora
e num segundo
te oferece o mundo!
Anda conhecer o amigo
Panda, que fala contigo
e fica atento
às flores e ao vento!
O panda Tao-Tao,
o doce Tao-Tao
Escuta, com muita atenção a mãe,
que conta histórias para ti também!














Enviar um comentário Blogger