0


Ainda sou do tempo em que existiam vários concursos nos canais nacionais, sendo que alguns eram até bastante didácticos e que provocavam um frenesim por casa ao tentarmos responder ao mesmo tempo que os concorrentes. O Palavra Puxa Palavra era um desses concursos, apresentado pelo mítico António Sala, começou a ser transmitido na RTP 2 em 1990 mas, devido ao sucesso que tinha, passou para o Canal 1 onde se manteve até ao final.

O genérico era simples e sóbrio assim como o concurso, víamos 2 concorrentes em mesas opostas e aos quais se juntavam 2 convidados (por norma figuras conhecidas da nossa sociedade) que iram ajudar os concorrentes a ganhar o prémio final. Lembro-me que gostava do pormenor das portas abrirem-se para a entrada anunciada do apresentador, dava uma importância maior ao mesmo e era engraçado ver aquela entrada à Hollywood.

Quando o jogo começava, era dada uma palavra ao convidado que tinha que então dar pistas ao concorrente que estava a ajudar para que este descobrisse a mesma. Só podia usar uma palavra para essa pista e não podia derivar da mesma. Por exemplo se fosse Quieto podiam usar Sossegado.

No jogo final era dada uma ajuda extra, já que António Sala fornecia a primeira letra da palavra que tinham que adivinhar. O jogo era assim sem muito barulho e movimento, mas mesmo assim interessante e cativante e as qualidades de Sala como comunicador e conversador ajudavam à coisa.






Enviar um comentário Blogger