2



Não me canso de falar do começo da SIC, foi uma pedrada no charco no audiovisual Português e trouxe-nos um sem número de programas originais e divertidos. A versão Portuguesa do conhecido concurso Japonês Takeshi's Castle, é um bom exemplo disso mesmo, já que foi brilhantemente narrado pela dupla José Carlos Malato e João Carlos Vaz.

Com o nome de Nunca digas Banzai, a nossa versão primou por brincar ao extremo com tudo o que acontecia no programa, desde os nomes que adoptaram para os narradores (FujiMoto e FujiCarro), à utilização de nomes da nossa sociedade como substituto para os concorrentes. Era impossível não nos rirmos quando ambos tentavam imitar a voz de um concorrente, abusando no falsete e no "sotaque" oriental e com respostas absurdas sobre aquilo que lhe acabou de acontecer.

No programa original a coisa era tratada de uma forma mais séria, era uma batalha épica de heróis do povo (chegavam a ser 140 concorrentes) contra o temível Conde Takeshi (que era interpretado por um grande actor Japonês), que tinha o seu castelo rodeado de armadilhas e desafios complicados e mesmo impossíveis de ultrapassar por parte dos concorrentes.

Estes estavam sempre vestidos de forma engraçada mas com algumas protecções, afinal aquilo podia aleijar a sério (embora não haja notícias de grandes acidentes no concurso) e apesar de engraçadas, algumas das quedas podiam acabar muito mal. Uma das provas consistia em atravessar uma ponte de pedras, algumas destas eram falsas e cediam com o peso do concorrente e este caía sobre outras pedras cá em baixo. Havia outra que consistia em tentarem abraçar um cogumelo gigante e ao não conseguir cairiam para uma enorme poça de lama.

As provas mais calmas incluíam coisas como Karaoke, ou abertura de portas que podiam ter uma criatura esquisita do outro lado e que agarrava e assustava o cliente. Estas ganhavam outro ênfase na nossa versão, de novo devido à brilhante locução Portuguesa. Só chegavam 10 concorrentes à fase final, e a mesma era bem complicada com o conde e os seus capangas protegidos com carros tecnológicos onde lasers ou água eram usados como armas. O programa durou três anos e teve somente nove vencedores, tal a sua dificuldade, o que não impedia de ter sempre muitos concorrentes e sucesso de audiências.

Deixou saudades por cá, e é uma pena não existirem registos da nossa versão. Seria algo ideal para darem na Sic Radical e aposto que teria sucesso na mesma. Foi transmitido ao Sábado de tarde, numa altura que esse dia era pensado para a malta nova.



                       





Enviar um comentário Blogger