4

Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, começou a sua carreira musical nos anos 60, mas foi nos anos 80 que explodiu sendo uma das maiores figuras da década no nosso País. Desde o cabelo, passando pelas roupas e ao seu reportório de versões de músicas de artistas estrangeiros, Marco Paulo não passava despercebido e para ajudar à festa tinha um "signature move" no palco, o passar do microfone de uma mão para outra enquanto estava a cantar.

Nas décadas de 60 e 70, o artista apresentava um repertório romântico e meloso, à base de baladas e foi no começo da década de 80 que lança a sua primeira música mais animada apesar de manter a base romântica, "Eu tenho dois Amores". Foram 175 mil discos vendidos, 3 discos de Ouro, e não havia ninguém em Portugal que não trauteasse a música ou a conhecesse. Foi o seu primeiro grande sucesso e que o marcou ao longo dos anos, foi aí que começou em grande com o seu movimento de passar o microfone de uma mão para a outra. O seu poderio vocal brilhava neste tipo de música, por isso foi normal que ele começasse a seguir mais esta linha. Decidiram lançar uma colectânea com os 15 primeiros anos do cantor, para mostrar a sua versatilidade, e esta chegou a vender 140 mil discos mostrando que as pessoas queriam mais do Marco Paulo.

"Morena, Morenita" foi outra música que marcou o cantor, que nessa altura lançava um ou mais discos por ano, vendendo 50 mil discos em 1983 assim como a sua versão de "I Just called to say i love you", "Só falei para dizer que te amo" (também cantada por Roberto Carlos de quem ele ia buscar algumas músicas) que em 1984 nos deu uma overdosa dessa música de Stevie Wonder.


Os discos continuam a aparecer, atingindo quase todos a marca de disco de Prata, e em 1988 ele volta a arrasar o País com a música "Joana", incluída no álbum Marco Paulo que após duas semanas já era Disco de Ouro e consegue a impressionante marca de Quatro discos de Platina. "Sempre que brilha o Sol" é outro dos sucessos do cantor e mostra toda a sua força e o alcance da sua voz num registo impressionante.

Mesmo na escola Primária não havia quem não conhecesse ou soubesse cantar as músicas dele, junto com o Herman José, era um dos principais motivos pelo pessoal ver o Natal dos Hospitais, e os seus caracóis chegaram a ser moda capilar para muitos homens. Continua a editar discos e singles que chegam sempre a discos de Ouro, Prata ou Platina e em 1991 volta a dominar o País com o single "Taras e Manias" que chega a Quatro Platinas.

Foi por isso normal quando ele começou a apresentar um programa na RTP, "Eu Tenho Dois Amores" foi um sucesso de audiências e ajudou o público a conhecer outra faceta do artista que na segunda metade da década de 90 enfrentou o seu maior desafio, um Cancro no Cólon que o obrigou a quimioterapia perdendo assim a imagem de marca do seu penteado com Caracóis.

Existiram sempre rumores acerca da sua sexualidade, junto com Herman José foi dos artistas que mais questionavam a falta de uma presença feminina na sua vida, mas nesta altura isso começou a desaparecer e o artista começou a voltar às suas origens mais românticas e com algum teor religioso como o sucesso do começo da década de 2000, "Nossa Senhora".


Nunca escondeu usar músicas de outros artistas, nem nunca ninguém lhe apontou nada mesmo por causa disso, e só lançou um disco de originais em 2007. Mesmo assim é o campeão de vendas da indústria musical Portuguesa, juntamente com Amália Rodrigues, com mais de Três Milhões e meio de discos vendidos e é o cantor com mais discos de Ouro e Platina num total de mais de 100 galardões do género.

Sempre afirmou sentir-se bem a cantar versões porque não tinha ninguém que escrevesse para si e confessa que odeia cantar o "Eu tenho dois amores", mas afirma que devido à paixão do público ele usa-a em todos os concertos e refere ainda que "Ir a um concerto do Marco Paulo sem ouvir o Eu tenho dois amores é como ir a Roma e não ver o Papa". Essa música e o "Maravilhoso Coração" são os dois maiores sucessos da sua carreira.

Ainda hoje muitos de nós sabemos as letras das músicas dele de cor e salteado e mesmo não sendo fãs, podemos nos divertir muito com as canções dele.












Enviar um comentário Blogger