1


José Carlos Duarte é um actor conhecido pelas suas dobragens em filmes de desenhos animados, mas no começo da década de 90 ele era conhecido por todas as crianças como o Lecas. Não sei precisar quando foi que esta personagem nasceu, penso que por volta de 1989, mas lembro-me que no começo não lhe achei muita piada. Ele começou a apresentar o programa de Sábado de Manhã da RTP onde davam os desenhos animados, mas não demorou muito tempo até começar a ter programas próprios em diferentes horários da estação mas sempre voltado para o público infantil.

"Lecas mais certo que (palmada na testa) sem dúvida!" era  uma das frases chavões do programa, e o moço tinha pilhas Duracell já que não parava quieto, era muito eléctrico e volta e meia começava em cantorias que resultaram mais tarde na edição de um cd, "As Canções do Lecas". Um dos programas que ele apresentou era com crianças a cantar, o Saídos da Casca, mas também apresentou o Infantaria e ainda o Lecas mais certo que sem dúvida.

Todos eles tinham sempre uma componente didáctica quer nas canções, quer nos passatempos que os programas tinham e isso apelava ao sucesso da personagem junto dos pais e dos filhos. Como já ia na idade com 2 dígitos, o mesmo nunca caiu muito bem comigo, apesar de achar ele um pouco simpático na mesma, muito provavelmente por causa da irreverência patente nele.





Enviar um comentário Blogger