0


A partir da hora de almoço, os programas de TV de Sábado à tarde pertenciam à geração mais nova, a RTP1 cumpria isso nos anos 80, e as privadas continuaram nessa toada na década seguinte, por isso todos nós pudemos ver na TVI  o programa Francês, Fort Boyard.

Corria o ano de 1994, e apesar da estação ser mais sóbria que a sua concorrente SIC, tentava não deixar fugir o público adolescente e por isso aparecia com programas do género mas sempre na sua versão original e com legendas em Português. Isso ajudou a que olhássemos para este programa de uma forma diferente que encarávamos o Takeshi's Castle, a linguagem francesa em conjunto com um velho de barbas longas a ajudar nos enigmas, atenuava o básico de algumas provas físicas que os concorrentes tinham que efectuar.

O programa começava com um grupo de concorrentes a aproximar-se do forte, que se encontrava no meio do oceano, num bote e acompanhados com uma música de genérico fenomenal com a missão de conquistar o ouro de Boyard. Para isso teriam que ir resolvendo os enigmas que ele lançava, e algumas provas físicas para ir passando de fases onde um cronómetro mostrava o tempo limite que tinham para resolver cada prova/enigma.


O objectivo passava por apanhar várias chaves, que estavam em diversas celas pelo forte fora, sendo que podiam ir ao cimo da torre para um chave extra tendo que responder a um enigma. Podia-se trocar concorrentes por chaves, estes ficavam presos e impedidos de dar o contributo à equipa até o final do programa. Lembro-me que isto raramente dava bom resultado, já que era menos uma ajuda para as diferentes fases que o programa tinha. Um dos meus momentos preferidos era o do velho, as barbas compridas eram sinónimo de grande conhecimento e reverência nos anos 80 e por isso sempre que o via pensava em outros do género que tinha visto no passado.

O programa teve várias versões nos mais diversos países, uma do Reino Unido alcançou bastante sucesso, e ainda hoje é lembrado com saudade por todos os que o viram. Por França costumam acontecer programas especiais com concorrentes famosos.






Enviar um comentário Blogger