2



Aquaman podia não ser o meu herói favorito nos livros de Banda Desenhada que lia, mas a partir do momento que começou a aparecer num desenho animado nas tardes de Sábado da RTP em 1988, comecei a vibrar com as aventuras deste super-herói no pequeno ecrã.

A Filmation já produzia desenhos animados com personagens da DC, e um dos com maior sucesso foi o Superman/Aquaman Hour of Adventure que originou depois uma série a solo com o herói dos mares a estrelar em episódios de 30 minutos com o seu parceiro juvenil, Aqualad. A série foi transmitida pela CBS em 1967 acabando em Junho de 1970 num total de 36 episódios. Foi transmitida pela RTP por volta de 1988, aos Sábados à tarde na RTP 2 na versão original legendada em Português.


Lembro-me que gostava bastante destes desenhos animados, não era fã do sidekick juvenil (nunca fui) mas já estava habituado a isso noutros programas do género. A animação era a típica da Filmation, simples e com cenário repetidos até à exaustão mas como sempre nós não ligávamos muito a isso e queríamos era ver os nossos heróis em aventuras onde podiam vencer e no final terem uma moral para nos impingir. O diálogo e o tom do discurso do Aquaman tornam-se algo cómico hoje em dia, mas na altura soava muito "heróico" e a música de Orquestra no momento certo ajudavam a elevar o drama do episódio.

Chegaram a haver guest star de outros heróis do universo da DC, e os vilões eram os clássicos da BD e que quase sempre conseguiam raptar o Aqualad e o nosso herói tinha que o salvar e derrotar os vilões no processo. A série tinha um bom genérico e isso prendia logo a nossa atenção, e como sempre ver aqueles heróis em movimento não tinha preço.






Enviar um comentário Blogger