1


A Pequena Sereia, Little Mermaid, marca o renascimento da Disney em 1989 com uma série de filmes interessantes e bem sucedidos na bilheteira. A história é o 28º clássico da Disney, sendo baseada no conto infantil do Dinamarquês Hans Chrisitan Andersen, e onde a companhia apostou em grande a nível da animação, com a sequência subaquática a requerer efeitos especiais que não apareciam em filmes da Disney desde o Fantasia, tendo ainda uma aposta pioneira no uso dos movimentos dos actores como base para a animação.

A música de Alan Menkem também iniciou uma era nos filmes, onde as músicas à lá Broadway marcavam presença de uma forma constante no filme e é das primeiras coisas que recordamos deste filme. Quem não se lembra da música do Sebastião no fundo do mar? A k7 de vídeo foi um sucesso por cá, e lembro-me que foi rara a festa de aniversário de 1991 onde não víamos a mesma e sempre com a mesma intensidade, já que o filme era bastante movimentado e divertido com uma animação colorida e vibrante.





Ariel é uma jovem sereia, de 16 anos, completamente empolgada com a vida fora do mar e com os humanos que vivem aí o que leva a constantes discussões com o seu pai, o Rei Tritão, e a muitas dores de cabeça para o seu amigo e "ama seca, Sebastião (um caranguejo). O peixe Linguado é o seu melhor amigo e confidente, e o que a apoia para ir para a Superfície onde tinha encontrado o Príncipe Eric e se apaixonado por este. Logicamente que o filme tinha que ter um vilão, e neste caso é uma vilã, a terrível bruxa do mar Úrsula, que ajuda a princesa a transformar-se em humana em troco da voz dela num plano para conquistar o reino dos mares.

Nesta altura os filmes da Disney para nós tinham sotaque Brasileiro, e ainda bem. Este filme quando teve a dobragem Portuguesa perdeu muito do seu encanto, em especial nas canções que não são tão animadas como as dos nossos irmãos além mar. O filme venceu um Óscar de melhor canção original com o "Under the sea" e foi um sucesso de bilheteira tendo voltado às salas de cinema em 1997 com melhoria na imagem e som.

Continuo a ter boas memórias deste filme já que antecipou outros que vim a adorar, como o Aladino ou o Rei Leão.






Enviar um comentário Blogger