2

Hoje em dia é comum encontrar muito marmanjo agarrado a carros telecomandados eléctricos ou a gasolina, passando ali horas controlando um pequeno veículo com um sorriso nos lábios. Mas na segunda metade dos anos 80 essa era uma das prendas mais desejadas das crianças Portuguesas, os anúncios eram bem apelativos e enchiam as nossas televisões mostrando carros todo o terreno a passar por sítios complicados, enquanto nós ficávamos a controlá-los à distância usando só os nossos polegares.

Quem tinha sorte, recebia um  da Nikko da Concentra, era a marca das marcas neste segmento de diversão infanto-juvenil mas existiam 300 outros que cumpriam o seu papel na perfeição. Os modelos mais populares eram todos aerodinâmicos, com um design quase futurista e com umas rodas bem grandes, cheias de pico e todo o terreno. Existiam modelos mais desportivos, ou citadinos, mas esses não davam tanta "pinta" até porque iriam ficar limitados ao simples alcatrão e não nos permitia grandes aventuras.

Como em tudo dessa década, havia a versão super barata mas deprimente, o que neste caso significava um carro telecomandado com fio.. Ou seja, não se afastaria muito de nós e teríamos que andar atrás dele para o ver andar. Nada divertido por sinal, tive um e posso confirmar isso em primeira mão.

Agora ir para um terreno com algumas poças e pedras com um todo terreno, era uma aventura inebriante e que nos dava uma alegria incomparável. Curiosamente recebi o meu primeiro carro do género na Páscoa, numa altura em que era costumeiro dar prendas nesta altura, e por isso veio-me à memória estes tempos em que um comando e um carro me deixavam contente a brincar na rua. O pior era quando se tinha que comprar pilhas, eram sempre daquelas grandes e que eram bastante carotes. Tornava-se complicado convencer os Pais que iríamos precisar de mais umas para nos divertirmos, mas valia bem a pena o esforço.

Hoje em dia não vejo muita criança, ou jovem, com isto por isso calculo que já não seja uma prioridade nas listas de prendas.













Enviar um comentário Blogger