0

Já tinha antes existido algo do género, o Jornalinho, mas a RTP decidira que em 1991 era altura de tentar de novo implementar um espaço noticioso para os mais jovens. A linguagem era mais simples, mas o resto era como se fosse um típico Telejornal, até os cenários eram bastante semelhantes às suas contra-partes adultas. As notícias eram dadas de uma forma concisa, e com uma linguagem um pouco informal mas mesmo assim sem esquecer a seriedade das mesmas.

Era pela tarde que podíamos ver as notícias mais marcantes da actualidade, adequadas à nossa idade, por apresentadores jovens como o público que pretendiam atingir, numa clara tentativa de romper com outras tentativas do género.

Pedro Pinto, Rita Ferro Rodrigues e Pedro Mourinho são apenas alguns dos nomes que começaram por este programa e são agora nomes marcantes do nosso audiovisual. Todos estavam pelos 16 anos, tendo assim uma oportunidade de ouro para começar no mundo televisivo de uma forma séria e 2 deles continuaram nesse mundo informativo sendo que o Pedro Pinto acabou até na CNN.

Começou na RTP2, pelo meio da tarde, mas rapidamente passou para o Canal 1 tal o sucesso que o mesmo atingia na faixa etária dos 8-16 anos. Lembro-me que começaram na altura da Guerra do Golfo e explicaram de uma forma concisa e lógica o que se estava a passar ali, algo que todos os programas da informação da altura sabiam complicar de uma forma inacreditável. O programa durou uns 10 anos, e em 2001 a RTP decidiu de uma forma pouco digna terminar este importante espaço que ajudou muito jovem a se interessar pelas notícias.











Enviar um comentário Blogger