0



O Canal Disney decidiu andar a repetir uma das mais míticas séries de animação da casa do rato, os Ducktales. Sendo dobrado em Português, perdemos todo o impacto de um dos melhores genéricos de cartoons mas ao menos dá-se a oportunidade a uma nova geração de conhecer a família dos Patos e à velha geração de matar saudades de um desenho animado que ainda hoje se vê muito bem.

A dobragem Portuguesa está bem conseguida, por isso ando a rever todos os episódios de bom grado e espanta-me como são poucos os que apago sem os ver até ao fim. Há episódios com grande qualidade na escrita e nos diálogos e assim isto cai na categoria de ser tão bom como as memórias que temos dele. E como eu gostava de ver isto no Clube dos Amigos Disney nos Domingos à tarde no Canal 1.


São 100 episódios num período especial dos estúdios Disney, o final dos anos 80 e começo dos anos 90 onde tanto na TV como no Cinema existia uma qualidade inerente em tudo o que saía destes estúdios de animação. Ducktales foi o primeiro grande sucesso da companhia num programa regular de TV, depois das tentativas anteriores com os simpáticos Gummi Bears e os estranhos Wuzzles e abriu assim caminho a mais séries para tv que acabaram por ser mais bem aceites pelo público em geral. Por cá tivemos ainda oportunidade de ter uma caderneta e Bd's baseadas no universo do cartoon.

As personagens que apareciam era uma mistura do que víamos nas BD's e outros criados para o desenho animado. Tínhamos o Tio Patinhas, o Professor Pardal, os três sobrinhos do Donald a representar a BD e depois eram usados regularmente uma governanta e uma patinha chamada Patrícia e ainda o Capitão Boing, um "herói" desastrado que parecia lembrar em ocasiões o que o Donald era na BD.

No caso dos vilões eram presença constante os Irmãos Metralha, embora com personalidade e um aspecto diferente dos da BD (para pior na minha opinião), a Maga Patalógica e o McMônei, esses já bastante parecidos com a sua versão em papel.

As bases da história eram quase sempre a tentativa do Patinhas em aumentar a sua fortuna e as complicações inerentes a isso com vários obstáculos e diversos inimigos ou a proteger a sua moeda número um. E isso era o suficiente para nós, quer naquela altura quer agora, e a prova está em como já deu para ver isto no nosso país na década de 80, 90, 00 e 10. Pena o filme não ter tido o sucesso esperado, o que originou o fim da série televisiva também,  mas comprem o dvd do mesmo e verão como é bastante divertido. Uma pena não sair o resto da série em DVD também.





Enviar um comentário Blogger