0


Sou um fã de filmes non-sense, Top Secret e Aeroplano são 2 dos meus filmes preferidos e por isso fui de boa vontade ver ao cinema o Ases pelos Ares aquando da sua estreia em 1991 no saudoso cinema do Pão de Açúcar de Cascais. Para mim a sequela foi o último filme decente deste género, parodiar com outros filmes e com muita situação e diálogo sem sentido nenhum.

Uma das frases que promovia o filme era "Top Gun à lá Aeroplano" e isso era bem verdade, apesar de também parodiar filmes com Rocky ou 9 semanas e meia, mas eram as tiradas cómicas a cada 3 minutos que davam o sucesso ao filme e tinham aquele cheiro de Aeroplano. Lloyd Bridges e Charlie Sheen contribuíam para isso com o seu timing exacto e expressões faciais, Lloyd roubava as cenas todas em que ele entrava e até Cary Elwes esteve brilhante no papel do antagonista do herói do filme. Uma das coisas que ajudava à piada da paródia, era as parecenças de Sheen com Cruise em conjunto com a extrapolação do argumento base de Top Gun, que nos fazia rir por nos conseguirmos recordar das cenas originais.


O filme é bastante divertido e ainda hoje se mantém como uma das melhores comédias do género. Lembro-me de comprar a VHS por ter gostado tanto do filme e com receio que não desse na TV para o poder gravar. Em 1993 surgiu uma sequela, de menor qualidade em argumento mas ainda assim com algumas boas tiradas em matéria de paródias com filmes como o Rambo ou o Exterminador Implacável 2.

O elenco cresce com a adição de Richard Crenna, num papel quase idêntico ao que interpretou em Rambo, e Rowan Atkinson numa participação curta mas divertida. Lloyd Bridges continua por lá e desta feita é um presidente com umas saídas à lá Frank Drebin. No filme podemos ver um Sheen mais musculado que o costume, já que ele teve que seguir um treino e um regime especial de modo a ficar mais parecido com um herói de acção que pudesse estrelar um filme à lá Rambo. Lembro-me de rir bastante com o filme, mas este envelheceu um pouco pior do que a sua primeira parte. Em todo o caso ainda é melhor que muitas comédias que são feitas hoje em dia.










Enviar um comentário Blogger