3

Não me admira ver o sucesso que o "A tua cara não me é estranha" tem, junta personalidade famosas a karaoke com máscaras e, para aqueles que se recordam, é uma forma de recordar um dos programas mais marcantes da Televisão Portuguesa nos anos 90, o Chuva de Estrelas.

O programa estreou no dia 1 de Outubro de 1993, no horário nobre de um dia que era muito forte para audiências naquela década, a Sexta-Feira.Tinha como apresentadora a bela e jovem Catarina Furtado, que deixou a população masculina Portuguesa a suspirar pelo seu sorriso.

A premissa era básica, dar oportunidade a cantores anónimos de aparecerem na TV e mostrarem os seus dotes vocais mas com um senão, tinham que interpretar músicas de artistas conhecidos e completamente mascarados como esses artistas.

A sua actuação era avaliada por um júri composto de 3 membros, depois de cada programa (que era uma eliminatória) passava-se então para um sistema de quartos de final, meia final e uma final que era sempre disputada no Coliseu dos Recreios. Nas primeiras três edições foi o júri a escolher o vencedor mas depois começou a ser a votação do Público a decidir quem vencia.


Foi o primeiro programa da SIC a liderar a tabela de audiências e aquele que impulsionou o canal de Carnaxide para ultrapassar a RTP nas audiências. O programa teve ainda como apresentadores o José Nuno Martins e a Bárbara Guimarães tendo durado até o final da década e terminando somente no ano 2000.



As noites de Sexta-Feira tinham outro encanto ao ver este programa, foi dos últimos a ter aquele condão de  reunir a família toda para vermos e comentarmos um programa onde depois discutíamos para ver se vencia a pessoa que tínhamos gostado mais. E todos sabiam cantar aquela música no final, e que gosto dava ver a Catarina Furtado sorrindo e puxando pelo sorriso daqueles que não tinham vencido.



Alguns dos nomes que são parte integrante do panorama actual da musica Portuguesa, Sara Tavares, Célia Lawson, João Pedro Pais  e Jacinta são bons exemplos disso. Curiosamente só a Sara venceu uma edição do programa, mas o JPP foi um dos favoritos do público pela sua perfomance apaixonada do tema dos Delfins.

Uma das partes "chatas" era ver a repetição de temas escolhidos pelos diversos participantes. Nas primeiras edições 4 non blondes e Whtiney Houston entraram em 60% dos programas sem muito exagero. Das partes mais giras era ver o quão parecidos ficavam na actuação com o original. Eis a lista de vencedores








Enviar um comentário Blogger