0


O programa Americano Wheel of Fortune é um dos maiores programas de sucesso a nível mundial, e no começo dos anos 90 Portugal teve direito à sua versão, A Roda da Sorte. Apresentado pelo maior humorista nacional, Herman José, o programa divertia as pessoas nos finais de tarde mesmo antes do Telejornal e teve bastante sucesso entre o público tendo durado 3 anos até ao seu final épico em 1993.

Com o apoio de Cândido Mota e Ruth Rita, Herman usava do seu humor para deixar os concorrentes à vontade e para prender a atenção do público em casa e no estúdio (um público que seguiu o Herman durante vários anos). O programa era básico, existiam uns Puzzles os quais os concorrentes tinham que resolver como se fosse um jogo da forca. Eles rodavam a roda, escolhiam uma letra e depois iam tentando adivinhar que palavra era, um daqueles jogos que nós em casa também participávamos porque íamos tentando adivinhar a palavra também.

Chegou a existir um jogo de tabuleiro e tudo, para quem quisesse treinar os seus conhecimentos em casa, lembro-me que tinha notas como o Monopólio e tudo. O programa tanto podia cair na monotonia, como podia ser algo super divertido com as loucuras do apresentador, em especial no último programa em que ele decidiu ir vestido a caçador e com uma caçadeira para atirar sobre o estúdio e os prémios que a Singer oferecia.



Existiram enormes reclamações de uma fatia do público, na verdade o mais velho que nunca o compreendeu, devido a estar a atirar contra electrodomésticos quando se via que os mesmos eram carcaças ou velhos sem utilidade. A menina que virava as letras não era uma estampa, e estava sempre calada ao contrário do Mota que ria constantemente das chalaças do Herman enquanto tentava mandar uma ou outra "piada".

O programa voltou décadas mais tarde à Sic mas sem uma fracção do sucesso, uma pena já que acho que o programa em si é bem divertido e educativo. Na altura, o Herman continuou em cena com um programa novo, o "com a verdade me enganas" do qual falarei outro dia.






Enviar um comentário Blogger